De bem com o sol

0
2622

É só o verão chegar que a gente corre para tirar o biquini ou a sunga da gaveta e ir aproveitar o sol. Mas é só sentir os primeiros raios solares que relembramos todos os conselhos e ensinamentos das nossas mães, avós e também dos profissionais sobre que, acima de uma pele bronzeada, temos sim é que ter uma pele bem cuidada.
E como cuidar da sua pele nesse verão? Quem nos dá dicas é Luis Anthero Rugoni Peloso, formado pela Faculdade de Medicina de Santos, pós-graduado em dermatologia com ênfase em dermatoclínica e também em dermatocirurgia pela Fundação Pele Saudável.
Um fundamento básico: nunca esqueça de hidratar sua pele. “Tem que sempre estar nutrindo. Pele boa é pele nutrida”, explica. Um ótimo componente para nutrir a pele são produtos que contenham vitamina C, que combate radicais livres, ótimo especialmente para quem mora em uma cidade como São Paulo, cheia de poluição. E não tem restrições para todos os tipos de pele. Vale também procurar hidratantes com ureia na fórmula, altamente hidratante.
E claro que o protetor é item de necessidade básica quando o assunto é exposição ao sol. “O ideal é você usar a cada duas horas”, ele alerta. E a política de tomar sol antes das 10h e depois das 16h continua valendo.
Depois de um dia de sol, a ordem é hidratar! “O sol causa uma queimadura. Para não formar bolha e não ter problema nenhum, se você passar um hidratante, ele vai hidratar a sua pele e não deixar sair o bronzeado”, completa. O ideal é, antes de comprar um hidratante, consultar um dermatologista para saber qual o mais adequado para o seu tipo de pele.
E para um cor mais bonita, até a alimentação pode te ajudar. Alimentos como cenoura, laranja, mamão e outras frutas amarelas são ótimas aliadas do bronzeado ideal. Elas possuem betacaroteno, que estimula o melanócito, que protege a pele. Mas claro que alimento nenhum substitui o protetor solar.
Mais uma dica simples e extremamente útil: beba muita água. “Não adianta só vir de fora para dentro. Tem que ser de dentro para fora também. Água é essencial, fora que ajuda a eliminar a maioria das toxinas, hidrata a pele…”, o médico aconselha. São sugestões simples mas que vão fazer muita diferença antes, durante e depois do seu verão!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA