Sopa de Cebela volta|ao Ceagesp

0
1299

Foto:

Sopa para espantar o frio

Quem tem mais experiência de vida certamente vai lembrar da famosa sopa de cebola da madrugada que o pessoal ia saborear lá na Ceagesp. E o ícone gastronômico está de volta.
O restaurante que lançou o prato que fez fama na cidade fechou anos atrás. A receita leva ingredientes como cenoura, carne, amido, temperos além de muita cebola picada, pão e queijo gratinado foi replicada em diversos outros estabelecimentos. A atual temporada vai até o dia 30 de setembro e será servida no restaurante especialmente montado nas dependências do Entreposto da Ceagesp, na Vila Leopoldina.
Eduardo Affonseca, dono do restaurante que servia a sopa nas décadas de 80 e 90, até hoje não divulga a fórmula exata e modo de preparo. “É um segredo como a Coca-Cola”, diz ele, que agora vai desenvolver a Estação Sopa de Cebola do Antigo Ceasa, na entrada do portão 3 da Ceagesp. No cardápio, além da sopa de cebola, tem caldo verde e de mandioquinha. Patês e pão com manteiga fazem o couvert. Uma refeição completa (um prato de sopa e couvert inclusos) sai por R$ 15,00. Bebidas e refrigerantes serão cobrados à parte.
A história da famosa sopa remonta à construção do Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento), atual Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), há quase 45 anos. Conta a lenda que um comerciante passou a juntar ingredientes calóricos à cebola picada para fazer a sopa, para espantr o frio durante as feiras da madrugada, destinadas aos atacadistas e varejistas. A receita fez sucesso entre os comerciantes e depois entre os compradores, até chegar ao público final. Affonseca alinha a fama da sopa, nos anos 70 e 80, ao hábito que os paulistanos antenados tinham de tomar café no aeroporto. “As pessoas saíam dos bailes e discotecas e iam direto para o Ceasa, para abastecer o estômago com uma refeição nutritiva, depois de dançar muito e beber. Os baladeiros de hoje podem fazer o mesmo”, conclui ele, associando o lugar estratégico à proximidade das casas noturnas da região.
Uma ótima sugestão para as noites frias do inverno que acabou de chegar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA