Chegou o inverno|é hora de se cuidar

0
1304

Foto:

Dr. Cláudio desmistifica as varizes

Inverno é recolhimento, hibernação para alguns animais, a natureza fica menos exuberante – em contraste com a explosão de cores do verão. Essa é a época que temos também para tratar nosso corpo, uma vez que ele estará menos exposto. As mulheres sabem bem disso, principalmente quem tem problemas vasculares, como vasos dilatados e varizes.
Segundo o Dr. Claudio N. Féres, médico e especialista em cirurgia vascular, “o frio melhora a parte venosa porque não há dilatação e dá menos dor na perna decorrente de varizes”. Por isso é a época ideal para quem quer fazer uma cirurgia. É interessante lembrar que mais de 90% dos casos de varizes é hereditário, ou seja, transmitido de pais para filhos – e isso vale também para os homens. “Existem outros fatores que aumentam as varizes como ficar muito tempo em pé ou sentado, obesidade, anticoncepcional, gravidez, mas o fundamental é que é familiar”, diz o médico.
Para quem tem varizes, é bom saber que só existem duas possibilidades de tratamento: cirurgia ou aplicação nos vasos (quando são menores). “Mas quando as veias estão insuficientes, grossas, a aplicação não funciona mais, as válvulas perderam suas funções. Aí é caso para operar – uma pequena incisão nas pernas e a veia morta é retirada”, explica.
Quem tem o problema na família pode começar com um autoexame: é só olhar bem as pernas e verificar se tem alguma alteração. Ao primeiro sinal de uma veia, é bom consultar um médico. “Hoje, meninas de 16 anos já procuram médicos para fazer esse tipo de acompanhamento”, revela Dr. Claudio. E a cada seis meses é bom voltar. “Se demorar pra tratar, o tratamento fica longo. Nas veias, tem que ter sessões semanais de aplicação”, lembra ele.
Formado há 37 anos e um estudioso do assunto, o Dr. Claudio desmistifica a cera quente e o salto alto. “A cera quente não dá nenhuma alteração, pode fazer à vontade, porque é uma coisa rápida, apesar da vasodilatação, que acontece com altas temperaturas, mas não tem problema para quem tem varizes”, diz. Ele também explica que “salto alto não tem nenhuma relação com varizes: se a paciente tem problema ortopédico, a dor que ela sente é por causa desse problema, não é vascular – e não é fator agravante ou causador de varizes”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA