Uma ceia de Páscoa

0
1421

Foto:

Salada sofisticada

A unidade do Sesi – Vila Leopoldina, que ministra cursos de Educação Alimentar e Culinária, promove o Geração de Renda, que são cursos de culinária que oferecem, além da técnica, a oportunidade para trabalhar segmentos pouco explorados. Os cursos despertam não só a criatividade, mas também produtos e serviços diferenciados para empresas e comunidades, possibilitando o aumento da renda familiar. Regularmente, são oferecidos os mais diversos cursos. Basta os interessados entrarem em contato com a secretaria no Sesi – Vila Leopoldina, na Rua Carlos Weber, 835.
Para a Páscoa, o Sesi promoveu um curso de ceia para a Páscoa que aconteceu nos dias 19 e 26 de março. O cardápio abaixo, elaborado por Daniela Martinazzo Rocha Moretti, nutricionista do Sesi – Vila Leopoldina, apresenta pratos de fácil execução e abrange todos os itens da pirâmide nutricional. Tudo para você ter uma ótima Páscoa.

Salada sofisticada
(para 4 porções)

Ingredientes:
1 manga não muito madura
1 maço de agrião
1 maço de alface (de sua preferência)
sorvete de limão ou de abacaxi.

Molho:
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de shoyo
sal a gosto
¼ de xícara (chá) de água
¼ de xícara (chá) de vinagre branco

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e reserve.

Salada: descasque a manga e corte em pedaços irregulares. Lave o agrião e o alface, rasgue-os e arrume-os dentro de taças fundas. Espalhe os pedaços de manga sobre as folhas. Na hora de servir regue com um pouco de molho, disponha uma bola de sorvete em cada taça e regue o restante do molho sobre o sorvete.  

Risoto de bacalhau
(para 4 porções)

Ingredientes:
300 g de arroz arbório (ou) comum (ou) integral
400 g de bacalhau desfiado
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola ralada
1 folha de louro
1 copo de vinho branco seco
1 litro de caldo de peixe
3 tomates sem pele e sem sementes
50 g de queijo ralado
salsinha picada
sal a gosto.

Modo de preparo: Com um pouco de azeite, refogue o bacalhau, os tomates picados e reserve. Aqueça metade da manteiga e o restante do azeite. Refogue levemente a cebola. Adicione a folha de louro. Acrescente o arroz e refogue levemente. Junte o vinho branco e deixe reduzir. Vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre. Adicione o bacalhau refogado com o tomate. Corrija o sal, se necessário. Retire a folha de louro. Desligue o fogo e junte o restante da manteiga e o queijo ralado. Misture bem e sirva. Observação: o ponto desse arroz é um pouco durinho e bem papa. Regule a quantidade de caldo que você coloca para obter esse ponto.

Linguado ao Molho de Camarão
(rende 4 porções)

Ingredientes:
400 g de filé de linguado
½ abacate sem casca e picado
200 g de camarão limpo
200 g de queijo coalho ralado no ralo grosso
4 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
½ xícara de chá de manjericão fresco
150 ml de creme de leite.

Modo de preparo: Em um pirex untado com um pouco de azeite, tempere os filés com sal e pimenta. Arrume-os lado a lado deixando um espaço entre eles. Arrume os camarões, o abacate e as folhas de manjericão. Reserve. Misture o creme de leite com o azeite e divida por cima dos filés. Cubra com queijo e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos ou até que esteja dourado.

Taça Alpino

Ingredientes:
2 tabletes de chocolate Alpino
½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite gelado
chantilly para decorar.

Modo de preparo: Pique 1 tablete e meio de chocolate Alpino, rale o restante e reserve. Em um recipiente junte o chocolate Alpino picado e o leite e leve ao fogo, em banho-maria, até derreter. Retire do fogo e espere amornar. Bata na batedeira o creme de chocolate Alpino com a baunilha e o creme de leite, até obter um creme liso e homogêneo. Em taças individuais, coloque uma camada de creme, uma camada de chocolate Alpino ralado e cubra com mais uma camada de creme. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas. No momento de servir, decore com chantily.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA