Bebês quase de verdade|de verdade

0
2146

Foto:

Bonecos com detalhes perfeitos

Criados nos Estados Unidos, os bebês reborn (renascimento, em inglês) disseminaram pela Europa e outros países e já chegaram até nós. A semelhança entre os verdadeiros e esses bebês quase de verdade é muito grande, só faltam falar!
Denise Damasceno, artista plástica e moradora desde setembro da Lapa, é uma das artistas que confecciona esses bonecos, com seus detalhes impressionantes. Ela aprendeu sozinha a fazer esses pequenos seres. Anos atrás, quando descobriu esse tipo de boneca, importou uma dos Estados Unidos. Com ela, aprendeu o que fazer, graças a sua aptidão para trabalhos manuais e outras técnicas artísticas. Pesquisou onde achar o material, todo importado, que utiliza para a confecção dos bebês. “Sempre tive a arte na minha vida. Já trabalhei com artesanato, dei aulas de biscuit em programas de tevê, faço pintura e os bebês reborn é mais uma das minhas habilidades, que eu adoro fazer!” Denise cursou artes plásticas na FAAP e também dá aulas de música (cavaquinho, guitarra, violão e outros instrumentos) e canto em domicílio.
As compradoras desse tipo de boneca, segundo Denise, “são mulheres adultas que querem ter um bebê para cuidar, pentear o cabelo, trocar a roupinha a cada estação”. Ela, quando termina o bebê, entrega para a futura dona uma certidão de nascimento com nome e hora do nascimento. Denise também gosta de manter contato para ter notícias do “seu filho”. “Acabo virando amiga das donas e de vez em quando a gente troca telefonemas e e-mails sobre o boneco”.
Entre as que já criou, a preferida é a Dominickie, que não está à venda e tem os cabelos da própria Denise. “Sou eu em forma de boneca”, afirma a artista.
Além de confeccionar esses bebês, Denise também se dispõe a ensinar a técnica. “É necessário formar um grupo de, no mínimo, oito pessoas e, em 12 horas de aula, passo as bases das técnicas de reborn. Para outros detalhes, é preciso fazer cursos específicos que vão variar de acordo com o interessa da aluna”.
Denise leva de dois a três meses para fazer o bebê. O molde, cabeça, braços e pernas em vinil são feitos fora do Brasil. Quando os moldes retornam, ela finaliza o boneco aplicando os olhos, os cílios, os fios de cabelo, o enchimento que reproduz o peso exato de uma criança da idade e ainda o veste com a roupa mais apropriada. “O trabalho é imenso, mas é assim que deve ser feito e ele fica perfeito!” O custo de um bebê começa em R$800,00, daí em diante o preço varia de acordo com os detalhes que o bebê ganha.

COMPARTILHE
Artigo anteriorGente 1
Próximo artigoOficinas que formam cidadãos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA