Uma cidade mais bonita

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São Paulo é uma cidade que cresce de maneira absurda e em grande parte desordenadamente. Isso vem acontecendo há muito tempo na área habitacional, no trânsito e também na questão visual. São placas, outdoors, faixas, banners, cavaletes com publicidade e inúmeras outras maneiras de anunciar um produto ou serviço, muitas vezes de maneira irregular. Ou seja, a cidade virou uma verdadeira vitrine a céu aberto.
Para ordenar essa poluição visual e a degradação ambiental, desde o ano passado a Prefeitura decidiu combater a propaganda irregular e desordenada. Assim nasceu a Lei Cidade Limpa, que vai controlar e reorganizar o uso do espaço público, devolvendo o bem-estar para a população.
No caso de lojas, a regra é simples: cada estabelecimento só pode ter na fachada um único anúncio indicando todas as informações necessárias ao público. A dimensão da placa vai variar com o tamanho do estabelecimento. A partir da abril, quem não cumprir a lei será multado.
As áreas externas da cidade também serão beneficiadas com a nova Lei. Agora, segundo as novas regras, fica proibida a colocação de propaganda em ruas, parques, praças, postes, torres, viadutos, túneis, faixas junto à sinalização de trânsito, laterais de prédios sem janelas e topos de edifícios.
Distribuir folhetos nos semáforos também serão proibidos.
A região da Lapa foi uma das mais atingidas pela lei: desde o ano passado, uma média de 850 faixas, placas e cavaletes de publicidade são retiradas na região todo o mês. Só em janeiro, 2.562 materiais como faixas de pano, lambe-lambe, cavaletes, banners e outdoors foram recolhidos. Desde dezembro do ano passado, a publicidade externa está proibida, porém a partir de abril as infrações estarão sujeitas a multas pesadas e até cancelamento da licença. Quem está sujeito à lei deve prestar atenção às regras e aos prazos, porque a fiscalização será rigorosa.
A idéia é que São Paulo passe a ter mais harmonia, fluidez para os pedestres e um trânsito mais livre de influências externas que tanto roubam a atenção dos motoristas.
Apesar dos protestos das empresas publicitárias e do comércio em geral, a lei está sendo bem recebida pela população. Como a necessidade gera criatividade, certamente aparecerão novas maneiras de divulgar um produto ou um serviço sem poluir mais a cidade.

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