Um oásis no bairro

0
1514

Criada em 1844, em Londres, por um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração a Young Men´s Christian Association ou YMCA, é conhecida aqui como Associação Cristã de Moços (ACM). A idéia teve início a partir da leitura de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, além de proporcionar integração. Em 1851, a ACM chegou aos Estados Unidos e a instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito.
A primeira unidade no Brasil foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1893. Em 1901, no Rio Grande do Sul e no ano seguinte em São Paulo. A ACM tem atualmente mais de 12 mil sedes construídas, está presente em 125 países e são 40 milhões de usuários. Em São Paulo, são 12 unidades esportivas e 20 pontos de atendimento social.
Esportes como basquete, voleibol e futebol de salão, hoje tão popularizados pelo mundo, foram criados dentro de unidades da ACM. E dos seus ginásios ganharam o mundo.
Os 5.500 associados da unidade Lapa também prestam uma valiosa colaboração social ao auxiliar com suas mensalidade a manutenção de 320 crianças carentes oriundas de bairros próximos à unidade. As crianças, divididas em dois turnos, recebem alimentação e orientação esportiva.
“A ACM Lapa recebe aproximadamente 1.500 pessoas que utilizam seus equipamentos esportivos e promovem a sociabilidade, como no caso dos grupos de terceira idade, que além de participarem de viagens e outros eventos, também recebem orientações e palestras com temas específicos”, informa Eudes de Araújo, secretário executivo da unidade e acemista há 24 anos, que lidera uma equipe com 70 funcionários.
São dezenas de opções esportivas para todas as idades e sexos. Cada atividade tem sempre um professor que acompanha os grupos orientando na execução dos exercícios ou das atividades.
O prédio com cerca de 5 mil m2 de área construída foi recentemente reformado, ficou mais moderno e funcional. Seguindo a filosofia da ACM de “fortalecer pessoas, famílias e comunidades”.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA