Delícias do Ghassan

0
2674

Seis horas da manhã. Faça sol, frio ou chuva, o Bar do Ghassan, na esquina das ruas Faustolo e Vespasiano, abre suas portas bem cedinho. O simpático casal de libaneses, Ghassan Sobhe Sobhi, 60, e Tereza Macruz Sobhe, 50, chega cedo para preparar o café da manhã, fazer as compras e enfrentar uma jornada que dura até meia-noite.
Há 40 anos no Brasil, seu Ghassan deixou seu país de origem para vir trabalhar. “Fui morar na Vila Gustavo e trabalhava com meu tio em uma loja aqui na Lapa. Trabalhei no bairro 32 anos. Ele fechou a loja e eu fui embora da Lapa, depois voltei porque gosto muito daqui”, conta. Um tempo depois, dona Tereza, que era professora no Líbano, chegou aqui. Eles namoraram, casaram, tiveram duas filhas gêmeas e sempre trabalharam juntos. “Nós nunca brigamos”, diz ela: “Sempre estive ao lado dele, sempre protegi a minha casa”.
Juntos, Ghassan e Tereza batalham diariamente. E o resultado de tanta sintonia se reflete no bom atendimento aos freqüentadores do bar e no cuidado com que os quitutes são preparados. Tanto que as empadas e o quibe servidos no Bar do Ghassan fazem o maior sucesso. São cinco os sabores da empadinha de massa bem fina: carne seca, bacalhau, camarão, palmito e frango. “Caprichamos no recheio, não tem miséria”, confessa Tereza. “É por isso que as pessoas têm gostado tanto”. Já o quibe tem um segredo mais especial ainda, pois o tempero vem diretamente do Líbano. Seu Ghassan conta que este tempero é à base de sete ervas, uma receita bem típica. Por isso tem um sabor tão especial.
Com um sorriso no rosto, eles contam que o segredo é trabalhar e trabalhar. E sempre ser honesto e correto com o próximo. “Além de bater papo com a turma que vem ao bar”, brinca seu Ghassan. “E olha que quando comprei este bar ele estava quase para fechar. E agora está indo bem. Servimos café da manhã, almoço e cerveja a noite. Sempre tem movimento e dá para a gente viver”, diz ele.
Se estiver passando pela região, de segunda a sábado, dê uma chegada ao Bar do Ghassan e saboreie um café com leite, uma empadinha ou um quibe e aproveite para conhecer mais sobre o simpático casal de proprietários. Uma lição de vida.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA