A serviço da comunidade

0
2193

O Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) Gastão Vidigal, construído na Vila Leopoldina, em São Paulo, iniciou suas atividades em agosto de 1980. Sua proposta é promover o bem-estar social dos trabalhadores da indústria e da comunidade em geral por meio de programas e serviços das áreas de educação, saúde, alimentação, cultura e lazer e esporte.
Segundo Leni Bertolla, Diretora Local da SESI Vila Leopoldina, “queremos que a comunidade freqüente nossa unidade”. E ela lembra que para se associar e poder usufruir das inúmeras atividades que o SESI oferece, basta fazer a inscrição de acordo com o interesse de cada um. São vários os planos que o SESI coloca à disposição da comunidade.
Quando esta unidade foi inaugurada, o número de indústrias na região era significativo. Hoje, muitas das indústrias deixaram a região. Por outro lado, inúmeros condomínios verticais foram erguidos na região. Junto com ele, muitos trabalhadores da indústria da construção substituíram os antigos industriários.
Os usuários contam com ampla infra-estrutura para a prática de esportes e lazer, incluindo ginásio poliesportivo, quadras poliesportivas, quadra de saibro e paredões para a prática de tênis, playground, quiosques, salas de aulas e balneário com piscinas infantil, recreativa e semi-olímpica. Dentre as ações desenvolvidas para várias faixas etárias, destacam-se atividades de fitness (ginástica localizada, alongamento, hidroginástica, body combat, body step, condicionamento físico), ginástica, dança e hidroginástica e a Escola de Esportes, que oferece iniciação e aprendizagem para a prática de futsal, volei, basquete, handebol, dança, iniciação esportiva, natação, pólo aquático, judô e tênis. Para adultos e crianças.
Mantém convênio com a Associação Desportiva para Deficientes, parceria que viabiliza treinamentos a cadeirantes que participam de torneios e competições. Ainda desenvolve projetos sazonais, beneficiando alunos e familiares em ações como Sábados em Família, Festa Folclórica, Maratona do Lazer e Festival de Dança.
O Centro Educacional oferece Ensino Fundamental, gratuito para crianças, além de atender, também gratuitamente, jovens e adultos que participam do Programa Alfabetização Intensiva (PAI) e Telecurso 2000, nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio. Uma biblioteca com acervo diversificado e acesso à Internet oferece apoio para pesquisas do público interno e alunos de escolas públicas e particulares da região.
Na área de saúde, a odontologia promove atendimento preventivo e presta serviços de assistência odontológica a pacientes da comunidade e industriários. O CAT administra, ainda, um centro de reabilitação, totalmente equipado e voltado a atender acidentados no trabalho e promover o tratamento de doenças ocupacionais. Aberto à comunidade, o custo dos tratamentos, em geral, está abaixo do que é cobrado em clínicas particulares. Em seu quadro multiprofissional, há médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
A terceira idade também é contemplada com inúmeras atividades culturais, sócio recreativas, físicas, esportivas e filantrópicas, voltadas ao resgate da auto-estima e qualidade de vida. No campo da Responsabilidade Social Corporativa, organiza seminários, incentivando a criação de projetos e disseminando experiências bem-sucedidas na área.
No segmento sociocultural, disponibiliza cursos de geração de renda, com aulas e outras atividades artesanais.
Na área de alimentação, oferece cursos e palestras gratuitas de educação alimentar do programa Alimente-se Bem voltado ao aproveitamento integral dos alimentos. Os princípios do programa também podem ser conferidos no Restaurante Educativo, que fornece refeições saudáveis e completas (entrada, prato quente e sobremesa) ao custo de apenas R$ 4,00. Para freqüentá-lo, basta fazer a inscrição na secretaria.

Centro Cultural

Inaugurado em agosto de 2007, ocupa parte do prédio que abrigava o hospital do SESI. Este espaço é dedicado à cultura contemporânea e direcionado ao público jovem e aos interessados em novas linguagens e experimentações artísticas. Em seus 2.000 m2, reúne a Biblioteca e a Gibiteca com mais de 26 mil títulos, o Cineclube, o Laboratório de Linguagem Eletrônica, teatro e outros espaços internos e ao ar livre, com muitas e diversificadas atividades, como filmes, histórias em quadrinhos, artes eletrônicas, artes cênicas e música. Dispõe de computadores conectados à Internet. A maioria dos eventos é gratuita e é aberto para toda a comunidade, para consulta e empréstimo de parte do acervo.

SESI Vila Leopoldina
Centro de Atividades do Trabalhador Gastão Vidigal
Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina
Telefone 3832-1066
www.sesisp.org.br/leopoldina

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA