50 anos de Wadô-Ryu Karatê-Dô

0
1354

Kátia Gomes

A Associação Wadô-Ryu Karatê-Dô do Brasil completou 50 anos em setembro. O estilo Wadô-Ryu chegou ao Brasil em fevereiro de 1956, com o Mestre Koji Takamatsu, 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), segundo matéria publicada no jornal O Dia, em 11 de setembro de 1956, que registrou a primeira luta de karatê que se tem notícia no País.
Nascido em Kakogawa, província de Hyogo, Japão, e formado pela Universidade de Agronomia de Tóquio em 1953, Koji Takamatsu já era faixa preta 4ª Dan quando veio para o Brasil. No Japão, treinou com com Gran Mestre Hironori Otsuka I, o criador do estilo Wadô-Ryu Karatê-Dô, arte marcial tradicional japonesa.
Nestes 50 anos Mestre Takamatsu difundiu a técnica e a cultura japonesa por todo Brasil e criou a Associação, primeiramente instalada no bairro de Pinheiros e desde agosto de 1974 localizada na Lapa. O Mestre Takamatsu é também Presidente da Organização Wadô-Ryu para a América do Sul e membro da comissão da diretoria técnica da Organização Wadô-Ryu Karatê-Do Internacional.
Desde que aqui chegou centenas de academias oficiais foram fundadas e espalhadas por cinco estados brasileiros (SP, PR, SC, RS, MS). Assim, o trabalho de décadas do Sensei (professor em japonês) pode ser observado através dos milhares de praticantes do estilo Wadô-Ryu em todo Brasil. “Sempre atendi todos os alunos que me procuraram. Pude oferecer-lhes o caminho da harmonia, equilibrando o que de bom e de ruim todos nós, seres humanos, trazemos em nossas vidas, respeitando o limite de cada aluno”, afirma Takamatsu.
Para comemorar o cinqüentenário da introdução do karatê estilo Wadô-Ryu no Brasil, a Associação Wadô-Ryu Karatê-Dô do Brasil realizou nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Ginásio de Esportes da Uniban – Campus Maria Cândida, um torneio nacional com a participação das academias filiadas no País.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA