CrossFit em família

0
1410

Foto: Divulgação

Divulgação
Levantamento de peso na CrossFit

Um programa de condicionamento físico que trabalha movimentos funcionais variados e com alta intensidade, o CrossFit vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, que hoje já é o país com o segundo maior número de espaços no mundo para a prática da modalidade.

Com certeza, ao andar pela rua, você já percebeu que há pela cidade um grande número de espaços com porta na rua, equipados com cordas, pesos e bolas, onde várias pessoas podem ser vistas treinando num ritmo forte. Embora pareçam, esses locais não são academias, mas sim boxes de CrossFit, um programa de condicionamento físico que vem ganhando cada vez mais adeptos no País entre homens e mulheres, de qualquer idade, que querem perder peso, ganhar um corpo mais definido ou, simplesmente, liberar o estresse do dia-a-dia de uma forma saudável.

“A intenção é justamente oferecer um ambiente aberto, diferente das academias tradicionais e mais estimulante à prática da atividade física”, diz Fernando Ortiz, headcoach do box Irmãos CrossFit, que há três anos funciona na Lapa. Ele explica que o CrossFit é um treino de alta intensidade, que trabalha movimentos funcionais, constantemente variados. Durante a aula de uma hora, os praticantes trabalham todas as suas capacidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão. Um dos diferenciais do CrossFit é ser uma modalidade cuja “máquina é a própria pessoa que está treinando”. “Portanto” – ressalta Ortiz – “não usamos muitos equipamentos, mas apenas os essenciais, como bolas, barras com peso, remo indoor, cordas e airbikes, mas isso varia um pouco de box para box”.

Os Irmãos CrossFit (Divulgação)
Os Irmãos CrossFit (Divulgação)
Na Irmãos CrossFit, o diferencial é que o aluno pratica um treino diferente a cada dia, sempre acompanhado por professores, que direcionam as aulas e adaptam os exercícios para as características de cada participante. “Todos os alunos, não importa idade, sexo ou se está no nível iniciante ou avançado, podem fazer os mesmos exercícios, a diferença está na força que ele vai aplicar e no número de repetições que fará”, explica o Ortiz, que administra o espaço com os irmãos Rebecca e Flávio. A adaptação é feita de maneira gradativa: ao iniciar na modalidade, o aluno da Irmãos CrossFit faz seis aulas de adaptação, nas quais vai aprender os elementos fundamentais da modalidade. Após esse processo, passa a acompanhar os treinos regulares, que são divididos em três partes – aquecimento, técnica (levantamento de peso, agachamento, corrida etc.) e a tarefa do dia, onde o participante vai buscar superar seus limites diminuindo o tempo de realização do exercício ou aumentando a força aplicada.

GDLL - abril 2019 - Saúde e Bem Estar - Irmãos CrossFit 2O box funciona de domingo a domingo e oferece planos de uma a sete aulas por semana, sendo que o aluno pode agendar uma aula experimental gratuita. Os horários são flexíveis, para agendar sua aula, basta o aluno entrar no aplicativo e marcar o dia e hora de sua preferência. Não há restrição de idade – o box oferece, inclusive, aulas para crianças de 6 a 12 anos. E nesses três anos, os irmãos passaram a ser uma grande família. “Hoje nossos alunos têm um relacionamento muito próximo – já houve até casamento entre eles -, estimulado pelas atividades extra-box, como aulas especiais em parques, que realizamos regularmente”, diz Ortiz. (Lúcia Oliveira)

Irmãos CrossFit, Rua Francisco Alves, 206, Lapa, Telefones 4117-1921 e 94925-9920, www.irmaoscrossfit.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA