Casa Melhoramentos abre com exposição histórica e dos planetas do Ziraldo

0
3004

A Cia. Melhoramentos inaugurou, em sua sede na Vila Romana, duas exposições e espaços voltados para locação.

Empresa com 128 anos de existência chegou em 1948 à Vila Romana. A Melhoramentos é mais conhecida pelo público com a publicação de livros infantis, dicionários e títulos de gastronomia mas  atua em outras áreas como o plantio de florestas, produção de fibras de alto rendimento e na gestão patrimonial.

Fachada noturna-Div

A sede da empresa na Vila Romana foi tombada em 2009 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Em 2017, o edifício de três andares passou por um retrofit onde a parte interna foi modernizada totalmente e a fachada do prédio passou por restauração sem sofrer nenhuma alteração. Durante um ano, funcionários e diretoria da Melhoramentos ocuparam um edifício comercial na Lapa e retornaram à sede, em maio deste ano depois de finalizada a obra.

Com o nome de Casa Melhoramentos na fachada, a empresa também se abre para a comunidade e inaugurou, em outubro, duas exposições e espaços que poderão ser alugados para eventos como o auditório para até 80 pessoas, salas para coworking, e dois espaços de aproximadamente 800 m², no térreo e no terceiro andar, para eventos variados.

Melhoramento09-DL-TGA exposição Melhoramentos 128 Anos fica no térreo e é focada na memória da Cia. Melhoramentos. Todos os objetos expostos fazem parte do Centro de Memória Melhoramentos. O rico acervo reúne objetos, maquinário, mobiliário, fotos de várias fases da empresa e mudas de árvores que servem de base para a produção de fibras de alto rendimento que a empresa planta e produz em fazendas em Caieiras (SP) e Camanducaia (MG). Uma das curiosidades do espaço são as cédulas de papel-moeda que a Melhoramentos produziu durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Monitores com interação onde o visitante pode ler e colorir livros, entre outros atrativos.

Melhoramento01-DL-TGNo terceiro andar, fica a exposição Os Planetas de Ziraldo. A mostra destaca o encanto do autor pelo espaço sideral. Publicou vários livros sobre o tema, entre eles, Flicts. O visitante conhece os rascunhos dos desenhos dos livros e os personagens em tamanho grande, com muita cor e o traço personalíssimo do mineiro de Caratinga. O espaço cênico foi organizado por Daniela Thomas (filha de Ziraldo) e Adriana Lima. A entrada para as exposições é gratuita e ficam em cartaz até dezembro. (GA)

Melhoramento05-DL-TGCasa Melhoramentos, Rua Tito, 479, Vila Romana, Telefones 3874-0402 e 3874-0913 (para grupos), www.melhoramentos.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA