Patrimônio lapeano

0
1731

Projeto de restauro do prédio da União Fraterna já foi iniciado e terá três fases.

O projeto de restauro do prédio da União Fraterna teve início exatamente em 10 de outubro de 2015, data em que foi publicada a regularização de Habite-se com área total de 1.315,62, distribuídos em: 660,77 m² no térreo, 637,05 m² no piso superior e 17,80 m² no mezanino. De acordo com Luiz da Silva Filho, vice-presidente da União Fraterna e gestor nos projetos de restauro do Instituto Cultural Anastassiadis, empresa responsável pelo projeto, “as obras iniciaram em 15/1/2018 com os testes de jateamento. A previsão de término da limpeza da fachada foi fixada em 20/2/2018 (primeira e segunda fases), e a terceira fase terá início logo após o término da segunda, indo até 30/6/2018 com a instalação da luminotécnica, reforma do piso, pintura e construção da nova cozinha.

Segundo Luiz, a limpeza da fachada é realizada através do sistema de microjateamento, com tecnologia italiana. “Sobre a superfície, é projetado um mineral com certificação ecológica, sob baixa pressão, controlado pelo restaurador ou operador. O ar utilizado neste procedimento é resfriado e seco e fornecido por compressor a parafuso, movido a motor de combustão”, explica.

Os trabalhos de restauro terão início pela fachada localizada na rua Faustolo, depois na fachada da rua Guaicurus, com intervenções também na via pública.

Perguntado sobre quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pelo Instituto Anastassiadis no restauro da União Fraterna, Luiz respondeu que não existiram. “A Prefeitura de São Paulo, a Prefeitura Regional da Lapa, a CET, a DPH e a Conpresp sempre estiveram presentes e agilizaram todo o processo que se fez necessário.”

A arquiteta Ana Marta Ditolvo, especialista em restauro, é quem orienta os projetos e o desenvolvimento das obras.

imagem_final_Alterada União_R02
Projeto final da obra

Sobre a finalização da obra, Luiz diz que, após o término do restauro, “para 2019, face contratos existentes com atuais locatários, passaremos a adequar a utilização das lojas existentes para outras que tenham haver com o patrimônio histórico da União Fraterna. Uma das propostas que já foi aventada é que uma das lojas receba a Fundação Pró Memória da Lapa, que encontra-se em criação, o Museu da Lapa e o Acervo histórico Miguel Del’Erba.

A Anastassiadis Arquitetos tem 20 anos de mercado e destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa, hoteleira, empreendimentos imobiliários e entretenimento. Sob a direção da arquiteta Patricia Anastassiadis e uma equipe de sócios, a empresa é composta por um time de mais de 60 profissionais e já tem mais de 700 projetos realizados, atuando no mercado nacional e internacional (Portugal, Espanha, EUA, Angola, São Tomé e Príncipe e Chile). (ND)

União Fraterna, Rua Guaicurus, 1, Água Branca, Telefone 3672-0358,
www.institutoanastassiadis.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA