Festa tropeira na Ceagesp em benefício da Nossa Turma

0
3332

Foto: Arquivo

Arquivo
A Queima do Alho é um evento que mistura tradição e comida caipira.

A nova edição da Festa da Queima do Alho vai acontecer no próximo dia 7 de maio, das 10 às 17h, na Ceagesp, com renda revertida para o Projeto Nossa Turma.

A festa é um concurso culinário que reúne diversas comitivas vindas de várias regiões do estado de São Paulo. Cada uma delas trazem suas tralhas (como são chamados os equipamentos formados por panelas, frigideiras e acessórios para fazer a comida). A organização do evento entrega a cada uma das comitivas a mesma matéria prima, em quantidade e qualidade (carne seca, feijão tropeiro, arroz etc). Dentro do tempo determinado pela organização os cozinheiros finalizam e apresentam seus pratos para degustação e avaliação de um corpo de jurados. Eleitos os vencedores, o público mediante pagamento de ingresso que dá direito ao almoço, pode saborear os pratos.

A tradição da queima do alho vem dos tropeiros que levavam o gado de uma região para outra. O cozinheiro da tropa saia mais cedo e escolhia o local do almoço de tropeiros e com capim para o gado. Para chamar a atenção dos companheiros, o cozinheiro fazia com lenha e a queima do alho a fumaça e o cheiro que chegava até os tropeiros para o almoço e merecido descanso.

Manelão e Nossa Turma-GA (5)

As etapas da Queima do Alho acontecem em diversas cidades paulistas. A da Ceagesp é a única que tem renda revertida totalmente – ingressos e estacionamento – a favor do Projeto Nossa Turma, associação com 19 anos, que atende a mais de 300 crianças e é presidida por Manoel da Silva Filho, o Manelão como é mais conhecido. Manelão conta que criou a associação “numa época em havia muitas crianças trabalhando e sendo exploradas dentro da Ceagesp”. Para mudar esse cenário, Manelão se uniu a comerciantes e criaram o projeto que hoje atende crianças a partir de três anos com alimentação, educação e outros cuidados enquanto os responsáveis estão trabalhando em um espaço dentro da Ceagesp. Além dos das crianças, a associação oferece aulas de informática e outros cursos para jovens, sem cobrar nada de ninguém. “A Festa da Queima do Alho é uma fonte de renda importante para a Nossa Turma, além dos convênios e doação de padrinhos que acreditam em nosso trabalho”, informa o simpático Manelão.

queima do alho004-JG414-TL

Os ingressos para o evento estão sendo vendidos a R$ 30 (antecipadamente) e R$ 50 (no dia, no portão 7 da Ceagesp). Crianças até 10 anos, não pagam. Shows com Luciana Mello, Lucas Madela, Diogo Mattos & Rodrigo, Luigi, Léo Santos, Rick & Douglas, Lucas Pompeo e Thais & Douglas vão animar a festa. Haverá barracas com venda de bebidas e outros alimentos para atender ao público. (GA)

Festa da Queima do Alho na Ceagesp – 7 de maio, Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Portão 7, Vila Leopoldina, Informações e compra de convite, telefone 3832-3366, www.nossaturma.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA