Para ouvir|o mundo

0
1299

Foto:

Dra Carla Fonsecas e Andréa Peralta

Como acontece em toda edição, o Guia Daqui destaca um tema específico para tratar com maior profundidade dos assuntos ligados à Saúde e à promoção da qualidade de vida do indivíduo. Para este mês, a reportagem apresenta uma inovação para os pacientes que sofrem de problemas auditivos, como a perda da audição. Fomos visitar a empresa responsável por essa novidade tecnológica que promove conforto e liberdade total para atividades que antes pareciam impossíveis vivenciar, conforme apurou a reportagem.
Conversamos com Carla Fonseca Moraes Tonelini, fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e pós-graduada em Audiologia pela Unifesp, e com Andréa Peralta, formada em Publicidade e Propaganda e gerente comercial em marketing da Áudio Arp, empresa licenciada Siemens que há oito anos está localizada na Rua Cerro Corá.
A novidade na linha de produtos fica por conta do aparelho auditivo Siemens Aquaris, totalmente à prova de água, diferente da maioria dos aparelhos encontrados no mercado que não devem ter contato com líquidos e nem com a umidade. Além disso, argumenta Andréa, Aquaris é uma solução para pacientes de qualquer perfil, mas, sobretudo àqueles que mantêm uma vida tipicamente ativa com esportes ou trabalhadores cujas funções o coloquem em contato com a poeira, por exemplo.
De acordo com a fonoaudióloga, os novos hábitos da população, como a exposição diária de ruídos sonoros ou o uso do MP3, adverte, tem provocado distúrbios auditivos antes do período considerado normal na população, de um modo geral. “Existe a pré-disposição para a deficiência auditiva, assim como o desgaste e envelhecimento natural do organismo, porém, os novos hábitos da população e o uso muitas vezes indiscriminado de aparelhos sonoros contribuem para aceleração da perda auditiva”, esclarece.
O que vale destacar é que o paciente vive dentro dos padrões considerados normais sem privações de momentos de lazer como frequentar piscinas, ir à praia, praticar esportes de movimento como ciclismo ou maratonas, por exemplo.
Segundo o Censo 2010, o Estado de São Paulo tem cerca de 9,3 milhões de pessoas com deficiências físicas. Os cidadãos com alguma deficiência auditiva somam 1.457.504, de acordo com o instituto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA