Experiente no ensino de inglês, a professora Lílian Neves Gambarini é dona de 3 unidades da rede CNA, sendo uma delas na Lapa. Nesse tempo de ensino, vivenciou todas as mudanças do ensino do idioma. Formada em língua e literatura inglesa pela PUC (SP), e pós-graduada em arte integrativa e psicanáliseda arte.
Como o inglês entrou na sua vida?
Sou paulistana da zona norte. Estudei em uma escola particular mantida por freiras. Eu sempre gostei de inglês desde os meus 12 anos. Quando terminei o meu curso de proficiência me convidaram a dar aulas lá. Me formei na PUC (SP) em língua e literatura inglesa. Posteriormente fiz pós-graduação na Anhembi-Morumbi em arte integrativa e psicanálise da arte. Estudei em Chester e Leeds na Inglaterra. Foram duas escolas que me deram muita bagagem para eu me tornar uma coordenadora de ensino na instituição em que trabalhava. Depois da temporada na Inglaterra me senti com vontade de criar mais coisas e ir além.
Como e quando entrou no CNA?
Depois de 23 anos na Cultura Inglesa, pedi demissão da escola e ingressei na administração do CNA que ainda não tinha um departamento de ensino. Fui trabalhar com os autores dos livros do CNA, como a Ana Maria Cristina Cuder que é a autora de alguns dos livros que utilizamos no CNA. Sou autora das letras e das músicas dos CDs do CNA. Os outros livros da franquia foram escritos por Marcelo Barros, Diretor da Área de Educação da rede CNA.
Então é também música?
Toco harmônica, violão e teclado.
A franquia tem cursos para todos os níveis?
Sim, para os kids e também para os pós-adiantados. Além disso mantemos cursos de conversação para quem quer manter a fluência.
O inglês é o idioma mais procurado pelos alunos da sua escola?
Mais da metade quer cursar inglês. O resto quer aprender espanhol. O inglês é o idioma que todo mundo quer aprender a falar e escrever. A necessidade de se saber inglês é uma realidade em nosso país. O inglês dos nossos pilotos é um dos piores do mundo da aviação. O Brasil está em 46º lugar entre 54 países no quesito inglês, segundo uma pesquisa com pilotos de aviação.
Por que aprender um outro idioma?
Se você não aprender outro idioma, vai perder oportunidades profissionais de crescimento. As empresas perdem muito por não ter funcionários que não têm fluência em outra língua, neste mundo globalizado. Ela pode perder negócios, com certeza.
Como está o nível dos professores de inglês aqui no Brasil?
Aqui eu recebo pessoas querendo ser professor de inglês que muitas vezes só tiveram a oportunidade de viver seis, nove meses na Flórida trabalhando em um serviço e se acham aptos a ensinar inglês. Mas na entrevista, você nota que a dificuldade e a deficiência é muito grande.
Qual é a maior dificuldade do aluno brasileiro em relação ao inglês?
Em geral, eles têm puca competência linguística em português. Eles querem aprender a falar inglês, mas ainda têm carências em português. Muitos falam português com deficiência, e têm dificuldade para aprender o inglês. Mas temos um curso voltado para esse público. Para que ele possa aprender o inglês do cotidiano, o básico. Outra coisa é a ansiedade do aluno que quer aprender tudo rapidamente. Para falar com fluência são necessários uns três anos de estudo, com muito exercício e dedicação.
O que é preciso para aprender um novo idioma?
É preciso que você saiba o básico do seu idioma. A proliferação de faculdades de letras que muitas vezes não têm aulas de inglês. O problema é o básico do básico.
Como escolher uma boa escola de idiomas?
Precisa ter uma boa didática e seguir as normas pedagógicas, como é no nosso caso. Qual é o tempo médio para um aluno já estar apto a falar o inglês?Não prometemos que ele vá falar em 18 meses. Neste tempo, ele terá condições de falar e compreender o básico. Quanto mais tempo, melhor. Nossas aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 1h15 cada uma. Inclusive para as crianças, que é a minha especialidade. Mas um tempo médio para ter fluência, são três anos de estudos e exercícios.
O que não pode faltar nas aulas?
Hoje, as aulas precisam ser lúdicas, tanto para crianças como para os adultos.
Por que muitas pessoas abandonam com facilidade os cursos de inglês?
É muito subjetivo isso. Têm alunos que vêm pronto para aprender, mas aí acontece alguma coisa como a mudança de emprego, de casa, ou algum outro problema e ele acaba abandonando o curso. Mas uma boa parte acaba voltando.
Qual é o papel do professor no aprendizado?
Todo professor precisa ter além da qualificação, entusiasmo, cultura geral e possa falar sobre a maioria dos assuntos. Além disso, precisa ter preparo técnico. O aluno pode ser motivado, mas pode perder essa motivação. É nos exercícios e no treinamento que o professor mostra a sua competência humana também.
Tem uma idade mínima e máxima para aprender um novo idioma?
Não tem. Como disse, com um bom professor que goste de ensinar e tenha entusiasmo, qualquer pessoa vai aprender um novo idioma. Quando eu comecei a aprender, eu queria muito aprender o inglês.
Um intercâmbio ajuda a ganhar fluência?
É válido viajar para esses lugares onde o inglês é o idioma local. Não importa se é apenas uma semana. Mas o importante é evitar ao máximo de falar português, principalmente em grupo. O ideal é um mês, para vivenciar a língua, os costumes locais. A língua é muito dinâmica e sempre aparecem neologismos e novidades.
A internet e outras mídias ajudam no aprendizado do idioma?
Na internet existem vários sites que ajudam e dão dicas para quem está estudando inglês. Mas é preciso ter o auxílio de um professor para corrigir os seus erros. A escola é essencial mesmo para quem já sabe o idioma e precisa exercitar mais. Nós temos aqui no nosso site, muitas dicas para quem quer aprender um novo idioma. Toda ferramenta é válida.
Para encerrar. Qual é o seu autor em lingua inglesa preferido?
Gosto muito da Agatha Christie, John Keats e Shakespeare.