Vizinhos se unem pela praça Amadeo Decome

0
4262

A praça Amadeo Decome, localizada entre as ruas Cerro Corá, Sepetiba e Ajuricaba, se transformou em um local de piqueniques e ações comunitárias entre a vizinhança.

Com mais de 13 mil m², a praça tem boa cobertura vegetal formada por árvores nativas da Mata Atlântica e outras árvores como fícus e eucaliptos que não são originais do Brasil. Tem balanços, bancos e até mesas fixas para jogos de tabuleiro. A Amadeo Decome está localizada em um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo. Nos dias claros é possível avistar o pico do Jaraguá assim como a Serra da Cantareira com facilidade.

Steven Beggs, vizinho e voluntário (foto/Gerson Azevedo)
Steven Beggs, vizinho e voluntário (foto/Gerson Azevedo)
Essa grande área verde é de responsabilidade da Subprefeitura da Lapa, e inspirou em 2008 um grupo de moradores a criar o Movimento Boa Praça. Um dos objetivos do Boa Praça é que essas ocupações das praças sejam replicadas em outros lugares pelos moradores. Aqui, os vizinhos se reúnem periodicamente em piqueniques comunitários como o que ocorreu no dia 21 de julho. Além da confraternização, há contação de histórias para as crianças e um mutirão para plantar flores.

Steven Beggs, morador da rua Sepetiba e sócio de uma escola de idiomas e faz parte do Boa Praça desde o início. Ele explica como o coletivo funciona. “Aqui todos são voluntários e cada um ajuda no que pode de acordo com a disponibilidade e habilidade. É uma boa experiência de convivência entre os moradores da região”, explica. Ele lembra que muitas das melhorias da praça foram feitas pelos próprios moradores. “A nova sinalização com placas coloridas ajuda às pessoas a ‘conhecer’ os atrativos da praça. Mas também buscamos juntos à prefeitura e aos vereadores, melhorias e benefícios para este espaço”, é um exemplo.

Entre os benefícios que receberam através de emendas dos vereadores, Steven destaca o ParCão, área de 500 m² totalmente cercada por alambrado, inaugurada em maio de 2018 através de uma emenda do vereador Police Neto, segundo o morador, “o ParCão trouxe um novo público, donos e seus cães à praça e isso é foi muito bom para todos. Todos podem usufruir do espaço público”, lembra.

Anfiteatro para o lazer (foto/Gerson Azevedo)
Anfiteatro para o lazer (foto/Gerson Azevedo)
Atualmente a praça está recebendo novas melhorias e equipamentos. Segundo a placa da prefeitura as obras deveriam ter sido finalizadas em 19 de julho. A expectativa é para agosto. Os recursos para as melhorias vieram de emendas dos vereadores Police Neto e Daniel Annenberg.

A praça terá novas calçadas em alvenaria, corrimão em algumas escadas, um novo anfiteatro ao ar livre, brinquedos novos e rústicos para as crianças, mais lixeiras, melhoria na iluminação e um escorregador em alvenaria com 40 m de extensão que deverá ser a principal atração para os frequentadores da praça. (GA)

http://movimentoboapraca.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA