Teatro do IV Mundo, o palco da música independente

0
1648

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Malu, a criadora do Teatro de Bolso do IV Mundo, na Vila Romana

O Teatro de Bolso do IV Mundo ocupa uma garagem em um sobrado da Vila Romana e tem programação voltada para músicos independentes.

A criação deste pequeno espaço, com capacidade para receber 35 espectadores é uma criação de Maria Lucia, cantora, produtora e criadora da palhaça  Maria Lulu.
Teatro 4 Mundo_Malu Maria 01 DL-JAN-TGMalu está na Vila Romana desde 2008. “Nasci na Ilhabela, morei na zona Norte e depois vim para a Romana. Queria um lugar para morar e onde poderia instalar meu estúdio de ioga”. 

Da ioga Malu partiu para as artes circenses e se especializou na arte do clown (palhaço). Para ter onde ensaiar, transformou a garagem em espaço para seus ensaios e pesquisas. Antes de ser Teatro de Bolso do IV Mundo, a garagem, que nunca recebeu um carro, foi cabaré. Hoje é um espaço voltado para a música independente com programação variada e curadoria da Malu.

Teatro 4 Mundo_Malu Maria 02 DL-JAN-TGPara fazer a programação Malu se vale do conhecimento da cena musical, de amigos e “recebo muitos emails de músicos querendo se apresentar aqui no IV Mundo”. Pelo pequeno palco passaram nomes como Maurício Pereira, Anelis Assumpção, irmã de Itamar Assumpção entre outros. 

“O IV Mundo é um espaço para fortalecer a cena independente da música. Quero fortalecer inúmeros e talentosos músicos incríveis que estão por aí, inclusive muitos daqui da região”, 

Teatro 4 Mundo_Malu Maria 06 DL-JAN-TGPara manter o teatro funcionando, Malu conta que “vivo de maneira simples e o luxo não me seduz”, justifica. Além da curadoria do teatro, Malu também se dedica a vender seus shows como cantora. “Fiz uma temporada na rede do SESC que foi muito legal e fiz o encerramento das atividades do IV Mundo com meu show, que aliás foi muito legal. Até então nunca tinha me apresentado em meu próprio teatro.”.

‘Pequeno, porém cumpridor!’. O IV Mundo além das apresentações musicais que Malu organiza e tem a colaboração do DJ Tatá Aeroanta, que além da música, faz oficinas voltadas para músicos que desejam aprender a gerenciar suas carreiras de maneira mais profissional e mais eficiente. O espaço já foi utilizado para lançamentos de livros, editoriais de moda e filmes publicitários, além de lançamento de discos. “É um lugar intimista, com um pequeno palco e um bar, que só vende bebidas”, explica Malu.

Teatro 4 Mundo_Malu Maria 16 DL-JAN-TGNos shows que acontecem no IV Mundo, a palhaça Maria Lulu participa entrevistando os artistas em “Transbordando o Copo”. Segundo Malu é “uma intervenção para transbordar as ideias”, E como a palhaça não tem censura, todas as perguntas podem ser feitas!

Entre os guias espirituais de Malu estão Chaplin, o Gordo e o Magro e a banda punk Sex Pistols, que têm fotos pelas paredes do teatro.

A cantora Malu lançou um novo trabalho musical, “Diamantes na Pista” com músicas autorais e que podem ser acessadas pela internet. Segundo ela, “está sendo muito bem recebido pelo público”. Ela adianta que está finalizando um segundo trabalho e em breve estará no mercado.

A existência de outros espaços culturais na região – Teatro da Garagem, Casa Gramo, Condomínio Cultural – para Malu, “devem ter tido certa influência do IV Mundo, que chegou primeiro na Vila Romana. O Beto, da Casa Gramo é um irmãozão e ele tem uma programação bacana e promove muitas apresentações interessantes de um pessoal de qualidade e independente!”.

O IV Mundo tem um também espaço para o Carnaval. Desde 2015, na quarta-feira de cinzas, parte daqui o cortejo do baile de mascarados que segue pelas ruas da Vila Romana. “Não ensaiamos. O pessoal se reúne um pouco antes do desfile e saem pelas ruas e eu vou direcionando o cortejo. A única exigência é que todos estejam mascarados. E para participar é só aparecer”, convida.

O retorno dos shows do teatro em 2019 deve acontecer a no final de janeiro. Malu informa que toda a programação do teatro do IV Mundo é divulgada na página do Facebook.(Gerson Azevedo)

Teatro de Bolso do IV Mundo, Praça Jesuíno Bandeira, 124, Vila Romana, facebook.com/Teatro-de-bolso-do-IV-Mundo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA