Estúdio Forma: a arte é para todos!

0
1731
Divulgação

À frente do Estúdio Forma, escola de desenho e pintura recém inaugurada na Vila Leopoldina, a artista plástica Andréa Vieira da Silva diz que não é preciso talento nato para aprender algumas técnicas.

Andréa Vieira da Silva, criadora do Estúdio Forma (Foto/Lucia Oliveira)
Andréa Vieira da Silva, criadora do Estúdio Forma (Foto/Lucia Oliveira)

Você é daqueles que adoraria saber desenhar ou pintar mas ‘trava’ com o lápis ou pincel na mão diante de uma folha em branco? Pois não desanime! Mesmo que não tenha o talento de um Picasso, você pode se dedicar a aprender técnicas de pintura e desenho e fazer trabalhos que vão muito além dos triângulos e quadrados usados para desenhar aquela casinha sem graça. Quem afirma é a artista plástica e arquiteta Andréa Vieira da Silva, que há 26 anos se dedica a ensinar artes visuais a crianças, adolescentes e adultos. “Todo mundo pode aprender técnicas de desenho e pintura, a diferença é que aqueles que possuem talento nato evoluem mais e se destacam”, explica.

Cultura 5Há pouco tempo morando na Vila Leopoldina, Andréa abriu há dois meses uma segunda unidade do Estúdio Forma na região. A primeira já existe desde o início dos anos 1990 em Campinas, onde ela morava anteriormente. A ampliação do negócio vem exigindo que a artista plástica divida seu tempo entre a capital e o interior para dar conta de atender as turmas em ambas as unidades.

Cultura 4O Estúdio Forma oferece cursos de desenho – com técnicas como carvão, nanquim, pastel, lápis de cor, aquarela e grafite – e pintura – que trabalha com aquarela, acrílico, guache e tinta a óleo -, além de cursos específicos para crianças incluindo desenho, técnicas pictóricas, colagem e modelagem. Para quem pretende se aprofundar na área, há ainda aulas de desenho para vestibulandos, visando às provas de aptidão para os cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Design e Moda, e um curso de História da Arte.

Cultura 3“O diferencial dos meus cursos é que os temas de cada obra são trabalhados individualmente pelos alunos. Eles não copiam simplesmente o desenho de um artista, mas são ensinados a trabalhar com a transformação de uma imagem em um desenho próprio”, explica Andréa. Para inspirar as criações, a professora apresenta o repertório de artistas renomados, conta um pouco da história deles e, depois, instiga os alunos a escolherem algo com o qual se identificaram para desenvolver um trabalho. “Dessa forma, o interesse é maior, pois o desenho é criado a partir daquilo que eles aprenderam e vivenciaram”, ressalta ela.

As principais técnicas das artes visuais são apresentadas em módulos que obedecem a uma sequência de elementos. “Começamos com autocontraste, depois tons, texturas e trabalho em linhas”, descreve. Todo início de semestre é realizada uma oficina, onde os alunos desenvolvem uma atividade usando técnicas diferentes das que estão aprendendo nos módulos. “O objetivo é despertar a atenção e desenvolver a criatividade”, diz a artista plástica.

A escola estará fechada durante o mês de julho. (Lúcia Oliveira)

Estúdio Forma, Rua Campo Grande, 486, Vila Leopoldina, Telefone/Whatsapp: 94147-6418

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA