Um espaço voltado à imaginação

0
4062

Crianças podem soltar a imaginação em dois mil metros quadrados com brinquedos, jogos, diversão e arte. É o Museu do Imaginação, recém-inaugurado na Lapa de Baixo.

Andrea Lopes e Anne Frigo inauguraram em janeiro último o Museu da Imaginação. É o primeiro museu neste conceito no Brasil e foi inspirado em espaços semelhantes como o Brooklyn Children’s Museum em Nova York e o Children’s Museum, em Londres.

Ms. Imaginação-Div (2)

Segundo Andrea, “O espaço foi pensado para encantar e envolver. Mais do que ensinar, o museu permite que a criança vivencie na arte uma nova visão sobre as coisas. O intuito não é apenas gerar conhecimento, mas principalmente, permitir que a garotada explore, descubra e crie a partir de uma sensação ou experimentação”.

“Foram gastos dois anos e meio desde o projeto até a inauguração”, informa Andrea.

Ms. Imaginação-Div (1)

São três ambientes distribuídos em dois andares e com todas as facilidades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, como elevadores e rampas. “É um espaço que preza pela diversidade. A ideia é criar um ambiente de lazer e arte onde as crianças possam, a partir de vivências, valorizar a riqueza das diferenças e interpretar o mundo ao seu redor com liberdade e visão própria. Este é o primeiro passo para estimularmos cidadãos mais críticos e empreendedores no futuro”, explica a sócia Anne.

Um passeio pelo Museu da Imaginação é uma agradável experiência de sensações. Na primeira sala o visitante encontra a instalação Ora Bolas, criada pelo artista plástico Guto Lacaz. Com muita criatividade bolas coloridas se movimentam através de mecanismos e roldanas.

A interatividade é um destaque do museu. No estúdio musical, o público têm instrumentos e roupas para compor o figurino e fazer seu show. Uma colorida casa da árvore, a estação de bicicletas onde as crianças precisam pedalar em conjunto para atingir um objetivo. Tem contação de histórias e brincadeiras para as crianças. Em breve, uma oficina de artes e workshops será inaugurada.

Ms Imaginacao-GA (2)

A visita leva em média 3 horas. Monitores acompanham as famílias, escolas e grupos. Crianças com até 2 anos e 11 meses não pagam. O museu também recebe eventos e aniversários. Nas férias de julho, o museu terá uma programação especial.

Na entrada do Museu da Imaginação há uma cafeteria à disposição do público e tem convênio com estacionamentos próximos. Visite e solte a sua imaginação.

Museu da Imaginação, Rua Ricardo Cavatton, 251, Lapa de Baixo, Telefone 2645-7590, http://museudaimaginacao.com.br/o-museu/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA