Cantores no Tendal

0
3248

Comemorando 50 anos de existência em 2017, coral abre inscrições para novos cantores, inclusive para grupo que ensaia na Lapa.

O CoralUSP, criado em 1967 pelo Maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti, então diretor do Grêmio Politécnico, comemora seu cinquentenário este ano e continua cantando e encantando muitas pessoas que assistem e que participam das apresentações dos 13 grupos existentes, além das três oficinas corais.

Carol Mauro IMG_7291 (2)Um desses 13 grupos é o Tendal, que foi formado em 1997 pela regente Helena Maria Starzynski na Estação Ciência, que ficava na Lapa e era um centro de difusão científica, tecnológica e cultural da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Sob a regência de Mauro Aulicino, que há muitos anos está à frente do Grupo Tendal, já apresentou diferentes projetos, tais como “Canções de Mar e Além Mar” (2003), “Poema a Quatro” (2005), “HumorAmor” (2007), “Canto” (2008), “O Berro da Chica” (2009), “João Sebastião Choro Canção” – abordando as semelhanças entre essas linguagens tão distantes, o Choro Brasileiro e Corais de Bach (2010/2011), “Nega Música – O Ganzá chacoalha as Vozes do Brasil” (2012/2013), focalizando a música brasileira em sua manifestação Afro-Brasileira chegando até os “Afro-Sambas” de Baden e Vinícius. O passo seguinte foi o projeto “Yes, nós temos Bananas! – Jazz e Bossa Nova” (2013/2014), dando continuidade a essa investigação da música popular brasileira, com a intenção de mostrar a influência da Bossa Nova na linguagem do Jazz internacional. No último ano de 2016, apresentou o projeto “Paradeiro – Algumas canções de hoje”. De acordo com o regente, o Grupo Tendal se caracteriza por abrigar cantores de várias regiões da cidade e outros municípios, se beneficiando com os resultados desta diversidade.

Uma boa notícia é que o CoralUSP abriu as inscrições para novos membros e para todos os grupos. As inscrições gratuitas são realizadas pelo site www.coralusp.prceu.usp.br através do link “inscreva-se” e destinadas a todos os interessados, mesmo sem vínculo com a USP. As vagas serão preenchidas por homens e mulheres, acima de 18 anos, e, dependendo do grupo, não há necessidade de experiência. Quem se interessar em participar especificamente do Grupo Tendal, que ensaia na Lapa, após a inscrição, deve entrar em contato com o regente pelo e-mail mraulicino@gmail.com

Os ensaios para os escolhidos do Grupo Tendal serão realizados de segundas e quartas-feiras, das 20 às 22h15, no Tendal da Lapa (Rua Constança, 72). (ND)

CoralUSP
www.coralusp.prceu.usp.br
www.facebook.com/fanpagecoralusp

Fotos: Divulgação: João Paulo Romão e Carol Mauro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA