São Paulo comemora 462 anos

0
2500

Aniversário será comemorado com shows e atividades que acontecerão dias 23, 24 e 25 de janeiro em teatros, Centros Culturais, CEUS e palcos externos em diversos locais da cidade, inclusive na Lapa e outros bairros da Zona Oeste.

Neste ano, as comemorações do aniversário de São Paulo, que celebra 462 anos no dia 25 de janeiro, terão três dias de atividades, começando no sábado, dia 23 e encerrando-se na segunda-feira. Reforçando o caráter democrático da festa, a Secretaria Municipal de Cultura planejou atrações gratuitas em todas as regiões da cidade contemplando seus equipamentos culturais: teatros, centros culturais, Casas de Cultura, além de CEUS e palcos externos.

No domingo, dia 24, a cantora Daniela Mercury fará uma apresentação em ritmo de pré-Carnaval. Em cima de um trio elétrico, a cantora promete transportar a energia do Carnaval de Salvador para a cidade de São Paulo. A concentração do trio acontecerá na Avenida Faria Lima, a partir das 16h30. Em mais de 4 horas de festa, a a cantora deverá percorrer o trajeto da Avenida Rebouças e Rua da Consolação. Daniela vai interpretar todo o seu repertório de canções como “Canto da Cidade”, “Maimbê Dandá”, “Rapunzel”, além de uma homenagem especial para a cidade, gravada em seu último álbum “Vinil Virtual”, que se chama “Antropofágicos São Paulistanos”.

No sábado, dia 23, a cantora Maria Gadú apresenta seu terceiro álbum, “Guelã”, na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, a partir das 20h. A dupla de irmãos Luciana Mello e Jairzinho canta sucessos de seu pai, Jair Rodrigues, morto em 2015, além de seus repertórios autorais no Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, às 21h. Leila Pinheiro apresenta o show de seu último CD “Por onde eu for”, no Teatro Municipal Décio de Almeida Prado, também às 21h. Luiz Ayrão traz, além de antigos sucessos, canções inéditas de seu último álbum, “Mistura Brasileira”, no Teatro Municipal Leopoldo Fróes, às 20h. A voz marcante de Tetê Espíndola poderá ser conferida no Teatro Municipal Zanoni Ferrite, às 20h. O Teatro Municipal Flávio Império, às 20h, recebe um dos maiores ícones da música caipira paulista: a dupla de irmãs Mary e Marilene Galvão, que tem cerca de 70 anos de carreira.

Ainda no sábado, a programação continua nos palcos externos e nos CEUS. O cantor Criolo apresenta o show “Convoque seu Buda” no Palco Parelheiros, a partir das 18h. O CEU Aricanduva, na zona leste, recebe a banda de hardcore rock Ratos de Porão, que apresenta o álbum “Século Sinistro”, às  18h.  O CEU Alvarenga, na zona sul, recebe Raimundos com o show “Turnê Raimundos 20 anos de estrada”, em que o repertório foi montado a partir de uma votação pela internet com músicas escolhidas pelos fãs, às 18h.

O Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebe, no dia 25 de janeiro, os shows do grupo Demônios da Garoa e, na sequência, Gilberto Gil, a partir das 16h. Demônios da Garoa, conjunto que entrou, em 1994, para o Guinness Book como “Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade”, lembrará sucessos de Adoniran Barbosa e cantará músicas recentes que fazem parte do repertório da banda. Já Gilberto Gil deve fazer os fãs dançarem, relembrando antigos sucessos de sua carreira.

Em parceria com a São Paulo Carinhosa, a Secretaria Municipal de Cultura oferece uma programação especial para as crianças nas Ruas Abertas, entre elas, as Avenidas Sumaré e Paulista, que terão brincadeiras e atividades circenses nos dias 24 e 25 de janeiro.

Mais informações, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/cultura. Conheça a programação para Lapa e Zona Oeste:

“Invasores de Cérebro”

A banda Invasores de Cérebros volta à ativa, com a formação clássica de 1988, onde a importância e urgência de seu som continua a representar o que o Punk Rock tem de mais significativo, ou seja, sua rebeldia. 23/1, 19h. Livre. Casa de Cultura Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1000, Lapa.

“Karina Buhr”

Show do disco Selvática

Guiada pela temática feminista, Karina Buhr lançou no dia 29 de setembro, Selva´tica, seu terceiro a´lbum de carreira, totalmente autoral. O disco foi produzido e gravado por Bruno Buarque, MAU, Andre´ Lima e Victor Rice, nos estu´dios da YB em Sa~o Paulo, e conta com colaborac¸o~es dos mu´sicos EdgardScandurra, Fernando Catatau, Guizado e Manoel Cordeiro, entre outros. Selva´tica traz tambe´m as participações indômitas de Elke Maravilha e Denise Assunção na faixa que dá nome ao disco e Cannibal (Devotos do Ódio) em Cerca de prédio. 23/1, 21h. 12 anos. Teatro Cacilda Becker. R. Tito, 295, Lapa.

Para as crianças

Segue abaixo a programação infantil, que acontece na Av. Sumaré – entre a Praça Márcia Alberti Mammana e a Rua Ministro Godói:

“Recreart”. A recreacão é tratada como o brincar livre, que dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças. As brincadeiras desenvolvidas nos eventos são tradicionais brincadeiras de rua e de quintal: pular corda, rodar pião, pular elástico, jogar bolinha de gude, corre cotia, entre outras. Ao invés de fazer uma apresentação, a Recreart forma o que chama de Roda Cantada: com instrumentos de percussão, as crianças acompanham o violão em canções tradicionais e composições de nomes como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Gilberto Gil, Pato Fu e Palavra Cantada. 24/1, das 10h às 16h. Livre.

“Slow Kids”. O Movimento SlowKids defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância. Para isso, promove a integração – criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade e desaceleração. 24/1, das 10h às 16h. Livre.

Show de Rua “Devonts”. Notados por seus duetos vocais e seu formato enxuto e ousado (violão, gaita, bateria e percussão), os Devonts dão a sensação de banda completa mesmo sendo um duo, o que pode fazer os olhos duvidarem dos ouvidos. 25/1, 12h. Livre.

Show de Rua “Pedro Carvalho”. O artista Pedro Carvalho é vanguarda da música popular brasileira, apresenta show contemporâneo de temáticas sociais e com texturas de ações cotidianas. 25/1, 15h. Livre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA