Uma parceria entre duas profissionais deu origem à criação de coaching para idosos.
Para explicar a criação de grupos de coaching para idosos, é preciso definir o significado da palavra coaching. De acordo com a psicóloga, mestre em gerontologia e doutora em psicologia clínica Ednéia Salviano, o termo surgiu na Hungria, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) de um lado para o outro. “A carruagem, numa determinada parte da Hungria, era belíssima, muito confortável e servia para fazer exatamente o coaching, como usado hoje, faz, ou seja: pegar uma pessoa num determinado momento da vida dela e trabalhar com ela todo o percurso até ela atingir sua meta”, explica.
Ednéia acrescenta que o conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor em particular, que preparava seus alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo, o termo começou a ser usado também para se referir a um instrutor ou treinador. “Hoje, definimos como coaching o termo do processo; coachee é usado para definir o aluno e coach, o instrutor.”
A psicóloga diz que a ideia de iniciar grupos específicos de coaching para idosos foi se desenhando ao longo de seus anos de experiência e que, há cerca de três meses, iniciou uma parceria com a administradora e também coach Sandra Garcia. Ambas oferecem encontros semanais de duas horas para pessoas acima de 60 anos que querem experenciar mudanças em suas vidas e também fazer novas amizades. “O coaching permite derrubar crenças limitantes, que impedem as pessoas de seguir suas vidas, principalmente os mais velhos, e joga luz nas possíveis soluções para um determinado problema”, declara Sandra.
As profissionais explicam que o coaching não é terapia e sua importância aumenta na terceira idade, onde ocorrem muitas perdas, pois muitos não aceitam o envelhecimento. “Trabalhamos com técnicas comprovadas, realizamos dinâmica de grupo, exercícios de alongamento, de respiração, e embora tenhamos nossa demanda de trabalho, se surgir outra vinda do grupo, colocamos o assunto em pauta e a discutimos entre os presentes”, revela Ednéia.
O coaching é composto de dez sessões iniciais e os grupos têm entre dez a 12 participantes, entre homens e mulheres. (ND)
Consultoria Ednéia Salviano
Rua Tomé de Souza, 130, Lapa
Telefone 3645-1877