Exemplo de trabalho

0
1320

Foto:

Nossa Turma

Manoel da Silva Filho, o Manelão, preside a ONG Nossa Turma dentro da Ceagesp.

Paulista de Monte Azul Paulista, foi criado em Bebedouro. Veio para São Paulo para trabalhar em um box de frutas na Ceagesp. “Quando criança, trabalhei em laranjais e, quando surgiu o convite para vir para São Paulo, não pensei duas vezes”. No entreposto, trabalhou como carregador e depois vendedor até se aposentar.

A denúncia de exploração infantil dentro da Ceagesp, no governo Mario Covas, foi o início da criação de um projeto para protegê-las. Manelão, que sempre gostou de futebol, acabou cuidando do time. “Eram meninos e meninas de 10 a 17 anos. Hoje eles treinam e jogam no Parque Villa-Lobos”.

Em março de 1998, a pedido de mães que não tinham onde deixar suas crianças, foi criada a Nossa Turma. No início eram 12 crianças. Hoje, são 120, de 1 ano e meio a 5 anos, com atendimento pré-escolar e 45 que recebem reforço escolar. “Temos educadoras e outros profissionais e toda a estrutura para eles passarem o dia aprendendo e brincando. Aqui tem três refeições diárias e toda a segurança”, diz com orgulho.

O trabalho e a dedicação de Manelão foi reconhecido além da Ceagesp, quando o jornalista Gilberto Dimenstein o incluiu no livro 50 Heróis Invisíveis. “Fiquei famoso!”, fala sorrindo.

Mesmo aposentado, preferiu aumentar o ritmo de trabalho. “Não saberia ficar o dia todo sem fazer nada”. Também participa do trabalho comunitário na paróquia do Rio Pequeno, onde mora. Até tentou a carreira de deputado estadual pelo PHS na última eleição e teve mais de 1.800 votos.

Manelão comanda uma equipe de 22 profissionais e voluntários, promove eventos e festas para as crianças e consegue mais fundos para sua ONG. A começar pela Ceagesp, que cede os 1.200 m2 de área e paga a despesa de luz e água. Outras empresas e pessoas físicas ajudam na manutenção, além de créditos da Nota Fiscal Paulista. “Mas sempre precisamos de mais gente para ajudar nossas crianças”, convida Manelão.

Nossa Turma
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Vila Leopoldina
Telefone 3832-3366 e 3643-3737
www.associacaonossaturma.wix.com
contato@nossaturma.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA