Descobrindo-se na|criatividade

0
1646

Foto:

PsicoSelf – Psicologia Clínica e Arte

Clínica oferece oficinas de criatividade para despertar dores através da arte.

Dirigida pelas psicólogas clínicas Anita Montone e Petrucia Luz, a PsicoSelf é um espaço que oferece atendimento em diferentes modalidades terapêuticas, com abordagem junguiana. O principal objetivo da clínica é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes, assim como diminuir seu sofrimento psíquico, promovendo o autoconhecimento. Na rua Crasso há quase três anos, as psicólogas já somam cinco anos na região. “Aqui nós oferecemos vários serviços dentro da Psicologia Clínica, com atendimento individualizado, pessoal, para crianças, adultos, casais e famílias na Psicoterapia Breve, além do plantão psicológico, orientação vocacional e psicodiagnóstico, grupos terapêuticos e oficinas de criatividade”, explica Anita.

Especificamente sobre a oficina de criatividade, Anita diz que é realizada em grupos de 8 a 20 pessoas, e que utiliza recursos criativos para a descoberta de determinadas dores psíquicas adormecidas, mas que incomodam bastante. “Considero a arte uma ferramenta maravilhosa, na qual é possível expressar algo que não está claro na consciência do paciente. É realmente transformador.”

Petrucia acrescenta que o grupo, apesar de ser montado ao acaso, consegue trazer um tema à tona logo na primeira sessão. “É impressionante como um grupo montado ao acaso consegue ter pontos incomuns e levantar um tema que interessa a todos. Nós não impomos nada, apenas damos suporte e direcionamos a turma. Assim que o grupo começa o processo, utilizando pincéis e folhas, os indivíduos mergulham naquela atividade e esquecem o mundo. É realmente um momento de entrega”, explica a psicóloga.

A análise da arte (pintura, desenho, colagem, etc.) é feita não somente pelo significado impresso no papel, mas também com as conversas em grupo, realizadas após a atividade, que dura cerca de duas horas. As oficinas de criatividade são realizadas uma vez por semana na PsicoSelf e quem quiser participar pode ligar para agendar um horário. 

As psicólogas explicam que várias pessoas que participam das oficinas em grupo partem para o atendimento individual por perceberem que a causa de seu sofrimento pode ser sanada com orientação adequada.

PsicoSelf – Psicologia Clínica e Arte
Rua Crasso, 149, Lapa
Telefone 2885-2320 e 2384-8374
www.psicoself-psicologiaclinica.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA