Hora importante

0
1853

Foto:

Grupo de apoio a cuidadores faz reunião mensal na Igreja Dom Bosco.

Grupo de apoio a cuidadores faz reunião mensal na Igreja Dom Bosco.

Antigamente, qualquer pessoa que tivesse “perdido o juízo” era chamada de “esclerosada”. Hoje, sabe-se que as demências atingem muita gente e podem ter várias origens, mas um ponto em comum: alterações de memória, de comportamento, falta de concentração e, principalmente, a perda da independência, inclusive para se alimentar ou ir ao banheiro. O Mal de Alzheimer talvez seja a demência mais conhecida e não é hereditária, qualquer pessoa pode ter. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz, 1,2 milhão de brasileiros estão com a doença. A projeção da Alzheimer’s Disease International – ADI é de que 66 milhões de pessoas no mundo tenham a doença em 2030. A Organização Mundial de Saúde incluiu essa doença entre os maiores problemas mundiais de saúde.

E junto com a pessoa doente tem a figura do cuidador – geralmente um membro da família, que sofre com o trabalho dedicado ao doente e também com o desgaste psicológico gerado pela situação.

A ABRAz oferece grupos de apoio a cuidadores. São reuniões coordenadas por um membro da entidade, onde se discutem experiências, tratamentos, e também se reflete sobre a situação.

Rose Souza Lima, psicóloga clínica e gerontóloga especializada em pacientes com Alzheimer e demências similares, é a coordenadora do grupo de apoio da Lapa. Uma vez por mês ela esclarece sobre a doença e como lidar com o paciente portador de demência, dando apoio psicológico aos familiares. “Além do Alzheimer, todas as outras demências, como vascular, demência de pick, demências mistas, frontotemporal e várias outras, trazem uma reviravolta nas famílias”, diz ela. “As pessoas ali reunidas relatam seus problemas, percebem que não estão sozinhas: o problema de uma é também de outras. Isso traz troca de experiências e um alento muito grande”, afirma. Rose dá dicas para estimular os pacientes a lembrar, a falar, cuidados com a medicação, tudo para que o doente tenha uma qualidade de vida melhor, e o cuidador enfrente essa situação de modo mais positivo e saudável. 

Segundo Rose, até 2011, 1.500 famílias haviam sido atendidas nesse grupo. As reuniões acontecem desde 2005 na igreja, toda última quinta-feira do mês e. A entrada é gratuita e não é necessário agendar, é só comparecer no local. 

ABRAz Grupo Informativo – Lapa
Última quinta-feira do mês, às 19h30
Rua Cerro Corá, 2.101 (dentro da Igreja Dom Bosco)roseslima@yahoo.com.br
www.abraz.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA