Respire|fundo

0
1628

Foto:

Terapia do sal, recurso que auxilia no tratamento de doenças respiratórias, chega a São Paulo.

Terapia do sal, recurso que auxilia no tratamento de doenças respiratórias, chega a São Paulo.

A farmacêutica Vanessa Coutinho conta que tem asma há mais de 20 anos e já havia tentado vários recursos para amenizar o problema. Por meio de uma reportagem na televisão conheceu a haloterapia, tratamento que utiliza o sal como agente terapêutico para quem tem problemas respiratórios como o dela. Em sua quinta sessão, Vanessa diz que se sente muito bem: “O que eu percebi é que não sinto necessidade de utilizar o broncodilatador logo que saio daqui. Minha filha de 12 anos tem rinite e bronquite e após uma sessão expectorou bastante”, relata.

A sessão de haloterapia é feita numa sala chamada de caverna, toda revestida – parede, teto e chão –, com quatro toneladas de sal sem nenhum aditivo químico. O sal é triturado em partículas minúsculas e espalhado pelo espaço. O recurso tem sido utilizado como coadjuvante aos tratamentos de sinusite, rinite, faringite, bronquite crônica, entre outras doenças respiratórias. “É uma terapia complementar, não invasiva e não substitui o tratamento médico tradicional”, alerta Luiz A. Pregnaca, que junto com o sócio, Cândido de Barros, inaugurou em abril, na V. Leopoldina, o centro de haloterapia VitaSal, o primeiro na cidade de São Paulo. Luiz explica que, na sessão, as partículas de sal são inaladas e penetram profundamente no sistema respiratório. “Não entram no sistema circulatório, portanto, não afetam pessoas com hipertensão”, completa. Segundo ele, como a pessoa passa a respirar melhor, a terapia do sal acaba sendo útil também para combater o estresse e até para quem tem problemas de pele, já que o sal é cicratizante. Nas “cavernas” o ambiente recebe luzes coloridas, à escolha do cliente, atuando como efeito cromoterápico. Luiz diz que o ideal é que o tratamento seja feito em dez sessões: cinco consecutivas e as outras em dias alternados. “É recomendada uma manutenção em mudanças de estação ou se a pessoa achar necessário”, orienta. Há promoções com pacotes mensais e trimestrais. Na VitaSal, há instalações para adultos e para as crianças que, até os 10 anos, devem ser acompanhadas por adultos.

A haloterapia teve origem no século XIX, quando médicos poloneses notaram que os trabalhadores das minas de sal não tinham problemas respiratórios. As pessoas procuraram as minas para respirar o ar de dentro dos locais. Por volta de 1960, foram criados “spas” que simulavam os ambientes das cavernas de salinas para fins terapêuticos em várias regiões do Leste Europeu.

VitaSal
Rua Carlos Weber, 52
Telefone 2359-7263
Segunda a sexta, das 8 às 19h, e sábado, das 9 às 13h
www.vitasal.com.br
É preciso agendar a sessão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA