Pés bem|tratados

0
3676

Foto:

A dermatologista Dra. Myriam Figueiredo: podologia com sua supervisão

Nossos pés são realmente muito importantes. A saúde deles depende do cuidado de profissionais experientes. 
Doenças comuns aos pés como unha encravada (onicocriptose), micose de unha (onicomicose), olho de peixe (verruga plantar), calosidade precisam ser tratados o mais cedo possível. Quem deixa para depois, além do sofrimento e do incômodo, pode ter dificuldades para calçar um sapato ou uma sandália.
Os portadores de Diabetes Mellitus também são pessoas que precisam cuidar dos pés com muita atenção. O pé diabético, também conhecido como pé de risco, se apresentar lesão e não receber o tratamento adequado ou não for tratado a tempo, pode acarretar graves consequências para o paciente. Em casos extremos, até a necessidade de amputação, se houver necrose.
A médica dermatologista Myriam Figueiredo criou em sua clínica, na Lapa, o serviço de podologia com a sua supervisão. “Nossa podóloga, quando se depara com um problema mais sério, me aciona para eu fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento que ela deve executar”. Para o cliente, não há custo adicional. “Feito o diagnóstico, o cliente pode ou não fazer o tratamento aqui na clínica. O importante é ele ficar ciente do problema e procurar tratamento”, diz.
O atendimento médico é um facilitador para o paciente. Quando há necessidade de prescrever um medicamento, como um antibiótico, somente um médico pode prescrever o remédio. A Dra. Myriam lembra que alguns problemas de micoses nas unhas do pé das mulheres acontecem porque elas pedem para pintar as unhas que apresentam manchas. “Seria melhor que as mulheres não usassem esmalte com tanta frequência. O ideal é que tivesse um intervalo entre uma pintura e outra”. 
Entre outras dicas, a Dra. Myriam lembra que, depois do banho, deve-se secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos. Não usar todos os dias o mesmo calçado. Se possível, alternar com outro par. Evite lixar os pés, porque, além de ser desnecessário, esse lixamento pode servir de entrada para bactérias e fungos, que são oportunistas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA