Música através da internet

0
1769

Foto:

Bia e Hamilcar (no monitor)

Segundo Bia Fernandes, regente e criadora da escola Música é Arte, da Vila Leopoldina, “música faz bem para a alma”. Ela sabe o que fala, pois desde criança tem a música no seu dia a dia. Aos 12 anos, ela já estava ensinando violão popular para os seus primeiros alunos. Sua escola começou em uma casa na Rua Nanuque e anos depois, o número de alunos cresceu e passou para o imóvel da Rua Carlos Weber onde está até hoje.
A escola da Bia tem cursos de violão e piano popular e clássico, teclado, violoncelo, contrabaixo, gaita, bateria, violino e canto popular e lírico. As aulas têm 50 minutos de duração e são individualizadas e os professores são músicos experientes. “Alguns deles entraram na escola como alunos e acabaram se tornando professores”.
As aulas presenciais sempre foram fundamentais para o progresso do aluno em seu aprendizado. Mas, com o advento da internet, as aulas também on-line ganharam importância sem perder a qualidade.
Bia conta que criou as aulas via videoconferência para atender a uma aluna. “Ela é uma das mais dedicadas e passou a viajar com frequência para Brasília. Ela não queria deixar de estudar o instrumento e a ligação com a nossa escola. Foi assim que desenvolvi aulas via internet e Skype para alunos que não poderiam vir até a escola”. Hoje ela tem cerca de 10% de seus alunos que recebem seus ensinamentos por esse meio, sem perder qualidade.
“O professor e o aluno agendam a aula com hora marcada e depois de feita a conexão a aula acontece como se o aluno estivesse presente aqui na escola”, diz a regente. O sistema serve também aquelas pessoas que estão impossibilitadas em se locomover e aqueles que preferem usar o recurso para economizar tempo em deslocamento pela cidade. Mas, os alunos comparecem para algumas aulas presenciais, garante a regente.
Hamilcar Marques, morador no Alto da Lapa e aluno de teclado e canto é um dos alunos usa a tecnologia para dar continuidade de seu aprendizado. “Desse jeito, não deixo de continuar minhas aulas e não preciso sair de casa”, conta ele feliz da vida, via internet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA