Arte por toda a parte

0
1304

Foto:

Rui Amaral (à direita)

Na última semana de julho, Rui Amaral entregou um mega grafite para a cidade de São Paulo, instalado em um prédio de dez andares na Avenida Paulista, próximo do cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luis Antonio. Para ajudá-lo na façanha, Rui convidou quatro artistas que conheceu ao longo de toda carreira. “Estou há muito tempo na estrada e a gente vai conhecendo um monte de gente, é bem legal”.
Artista plástico, professor de artes plásticas e um ativista social por natureza, Rui Amaral fez parte de uma das formações do grupo TupiNaoDá, reconhecidamente o primeiro coletivo de artista de rua do Brasil que, em 1987, reunidos por Alex Vallauri e Mauricio Villaça, Jaime Prades, Zé Carratü, Carlos Delfino, Alberto Lima e Claudia Reis tomaram as paredes dos túneis que ligam a Paulista, Rebouças e Dr. Arnaldo e fizeram os primeiros megas grafites à luz do dia.
Na região da Lapa, nas ruas bucólicas que formam essa pitoresca região, é possível se deparar com as figuras e os personagens criados pelo o artista grafados em postes, paredes, praças, calçadas. É ele também o responsável pela pintura da fachada da sede da Página Editora, na Rua Marco Aurélio, empresa responsável pelas publicações dos Guias Daqui.
Na entrevista realizada na Paulista, no dia marcado para a entrega da obra, Rui intercalava respostas para a reportagem e orientações sobre os retoques finais do desenho. Falou sobre os primórdios do movimento pioneiro da street art, quando iniciou os primeiros diálogos com a prefeitura paulistana, com o prefeito da época, Jânio Quadros. Só não teve conversa com o Maluf e com o Pitta, e nesse período, contou, trabalhou com a Rede Globo, TV Senac, fez um ano de Faustão e outros trabalhos que acabou lhe dando a experiência de direção de arte e sobretudo, de organização, revelou.
Simpático por trabalhar junto às comunidades, reconhecer o talento dos seus alunos pelos projetos educativos é uma sensação muito boa, diz. Nesse momento, revelou, Rui junta o grafite e a tecnologia para criar projetos mais ousados e com um alcance público muito maior.
O Entusiasmo de Anunnak é o título desse painel com cerca de 30 metro e faz parte de um projeto que inclui três telas em pontos diferentes da cidade, e ficam expostos até julho de 2013. Rua Amauri, 2881, no Paraíso e Consolação, altura do 2.000, são os outros endereços.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA