Teatro em arte

0
1963

Foto:

As obras de Paulo Bordhin

Música, gestos, olhares, dança, canto, interpretação… enfim, teatro é uma arte! Mas aos olhos de Paulo Bordhin, um espetáculo é mais do que dramaticidade, é uma inspiração. Formado em jornalismo, o artista largou tudo e ingressou na carreira de ator. 
Fez peças, novelas e filmes, mas isso não era tudo. Com o passar do tempo, entre uma cena e outra, ele começou a desenhar esculturas que traziam imagens teatrais. Objetos com movimentos começaram a surgir entre as coxias. “Uma vez entrei em cena com um palhaço de arame enroscado em minha roupa. Todo mundo começou a rir. Estava esculpindo a obra antes de entrar no palco”, explica.
Bordhin sempre teve uma compulsão por manipular objetos. Seus trabalhos se iniciaram com a pintura e o desenho. Foi assim que tudo começou. “Nunca pensei que seria escultor. Faço minhas atividades de forma orgânica. Não penso no que faço, acontece. Uso o que está por perto para criar”, diz o ator. Intuitivo, o artista traz o gestual do palco para seus trabalhos. Segundo ele, a intenção é mesmo esta, a ideia é criar um desenho tridimensional, ao estilo 3D, com figuras vivas.
Aliás, o aeroporto, a sala de espera do dentista, a viagem… todos esses espaços são propícios para ele esculpir sua arte. Ele usa sempre alumínio e arames, e esses componentes estão em sua bolsa, e bem perto dele.
A dimensão das obras de Paulo ganharam as galerias e muitos admiradores. Entre eles, a presidenta Dilma Rousseff, que tem as obras (presente de Bordhin) do artista em sua casa. Mas isso não é só, em 2008, seus trabalhos foram expostos em Nova York (EUA), na New Century Artist Inc. Já aqui no Brasil, a mesma exposição dos EUA, chamada de “Entreato”, foi destaque no MUBE – Museu Brasileiro da Escultura.
Atualmente, parte de suas peças estão expostas no SESI Vila Leopoldina. A mostra estará aberta ao público até dia 15 de junho, de segunda-feira a sábado, e a entrada é franca.

COMPARTILHE
Artigo anteriorO bicho|que ri
Próximo artigoRestaurantes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA