Você tem sede de quê?

0
3403

Foto:

Dr. Rodrigo Rodrigues da Costa

Verão é época de diversão, alegria, viagens… e mesmo com as aulas voltando em fevereiro e a rotina começando a tomar conta, uma pergunta é muito importante, não importa onde você está: você está tomando água suficiente? A gente até ouve bastante sobre a importância de se hidratar, mas os riscos da desidratação já não são tão citados.
“Do ponto de vista urológico, os riscos da desidratação são dois, primeiro a formação de calculo renal, porque se você tiver pouco líquido filtrando no rim, você vai ter a cristalização de ácido úrico e oxalato de cálcio. Em relação às mulheres, está muito relacionado com o quadro de infecção de urina. Devido à sua anatomia de uretra curta, se ela ficar muito tempo sem urinar, ela tem uma chance muito maior de ter infecção de urina. Agora a desidratação tem outras complicações no organismo de uma maneira geral”, alerta o urologista Dr. Rodrigo Rodrigues da Costa, do Hospital e Maternidade Metropolitano.
Muitas pesquisas são feitas em relação aos problemas da falta de líquido. Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e de outras instituições acompanharam mais de 2 mil pessoas com mais de 50 anos. Aquelas que bebiam mais líquidos demonstraram ter um risco significativamente mais baixo de doença renal crônica do que aquelas que bebiam menos.
O cálculo renal geralmente é descoberto através da cólica. “Qualquer um pode ter cálculo renal. Ele pode estar a um ano, dois no seu rim e você não sabe porque você não teve dor. Você vai ter dor quando esse cálculo resolve sair”, ele completa. O tratamento pode ser feito por bombardeamento externo ou procedimentos cirúrgicos, dependendo do caso de cada paciente.
O grande risco é que se não tratado e esse cálculo causar alguma obstrução do rim, o paciente começa a ter perda da função renal e em casos extremos pode até perder esse rim. Mas o Dr. Rodrigo explica que isso não é comum, já que a dor da cólica é muito forte. “O que me preocupa hoje é a infecção. Ela precisa ser tratada, porque senão ela vai evoluir para uma septicemia com foto urinário e ela tem uma mortalidade muito elevada”, ele alerta. Por isso, não se esqueça de tomar bastante líquido. Seus rins agradecem!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA