Por um planeta mais verde

0
2263

Foto:

Por um planeta mais verde

Neste mês de abril, o Instituto 5 Elementos, uma organização não governamental sem fins lucrativos, está fazendo aniversário com muitos motivos para comemorar, afinal, fazer 18 anos é sempre emblemático, mesmo porque, falar de sustentabilidade, hoje em dia, é uma tarefa mais fácil do que foi há duas décadas.
Fundada em 1993, um dos objetivos dessa instituição é promover a educação socioambiental, propondo hábitos coletivos mais sustentáveis e com uma nova conscientização sobre o nosso ecossistema.
Esse trabalho se inicia na escola – principal agente educador dentro da sociedade – e posteriormente, essas questões são estendidas para a comunidade como exemplos de ações simples, que podem ser colocadas em prática sem dificuldade.
Entre as várias atividades promovidas pela a Instituição, o projeto Dedo Verde na Escola é um ação de grande interesse comunitário e faz parceria com duas escolas da região – a EMEI Dona Leopoldina e a EMEI Ricardo Gonçalves. Na primeira escola, em um trabalho realizado no mês de setembro de 2010, foi criado um jardim medicinal e demarcações para canteiros, pomar e uma sala de aula ao ar livre.
A ideia de que alguma coisa precisa ser feita pela saúde do planeta está disseminada, mas ainda há muito a fazer. Sair da teoria para a prática é um desafio, e lutar para que as atividades ligadas ao tema façam parte do currículo escolar é um sonho possível de ser realizado. O avanço para uma ampla conscientização com mudanças reais de atitude pode começar por essa questão, afinal, a melhor forma de educar é dando exemplos.
Mais de 500 mil pessoas já foram atendidas pelos programas criados pelo Instituto, e para este ano, a expectativa é revitalizar a sua identidade, consolidando os projetos atuais e aqueles que ainda serão colocados em prática futuramente.
Para a comemoração dos 18 anos de atividade, o Instituto 5 Elementos planeja algumas ações, e uma delas acontecerá no dia 5 de junho, data prevista para o próximo evento Virada Sustentável, que contará com a Feira de Trocas, uma oportunidade para que os participantes possam trocar objetos e experiências sobre o tema, além da Sessão Virada que exibirá o filme “Antes do Dilúvio: Tuvalu”, dirigido por Paul Lindsay.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA