De olhos bem abertos

0
1553

Foto:

De olhos bem abertos

Hoje vamos falar da saúde dos olhos, mais especificamente sobre a presbiopia, uma diminuição da capacidade de enxergar de perto e que começa a se manifestar a partir dos 40 anos de idade. A manifestação mais comum é quando se percebe a dificuldade de enxergar as letras pequenas e, instintivamente, o individuo estica o braço para afastar o objeto da leitura para melhorar o foco.
Isso acontece porque no interior do olho humano, existe uma lente chamada cristalino que se move toda vez que o olho busca focar algum ponto. Com o tempo, essa lente perde a elasticidade e muda de tamanho, desencadeando os sintomas da presbiopia.
De acordo com Marcelo Galiano Credie, médico oftalmologista com título de especialidade pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira, uma técnica bastante moderna está sendo utilizada nessa área – uma cirurgia para a substituição do cristalino por uma lente intraocular multifocal para corrigir o grau de perto e de longe – e apenas uma minoria dos pacientes que procuram o especialista não têm condições de se submeter à cirurgia.
A vantagem desse procedimento cirúrgico, segundo Credie, é que o resultado é definitivo e previne o surgimento da catarata uma vez que o cristalino foi substituído. Para facilitar a vida do paciente, o procedimento cirúrgico é realizado inicialmente em um olho, apenas, e depois de alguns dias, operam o outro, dessa maneira, garantem um maior conforto e grande facilidade de adaptação do présbito.
 Até o aparecimento das novas técnicas, a correção da presbiopia proporcionava ao paciente um grande desconforto e a opção de tratamento da causa se resumia ao uso de óculos com graus corretivos, ou lentes de contato, companheiros da vida inteira a partir do surgimento dos primeiros sinais de vista cansada, como é mais conhecida a presbiopia.
Muitas pessoas têm interesse em fazer a cirurgia por motivos estéticos ou melhorar a qualidade de vida. Alguns profissionais ou praticantes de esporte também têm razões para procurar o tratamento e o interesse pelo procedimento está aumentado a cada dia, segundo Credie. “Qualquer técnica ou indicação cirúrgica, exige exames pré-operatórios”, ratifica. A cirurgia dura em torno de 20 minutos e é indolor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA