A cooperativa que não desafina

0
1295

Foto:

Ajuda para quem vive de música

Em 2003, um grupo de 25 músicos se uniu para criar uma organização que pudesse ajudá-los em tarefas não tão musicais: fazer contratos, prestar assessoria contábil e jurídica entre outros serviços. Assim surgiu a Cooperativa de Música de São Paulo. Como vários dos músicos-fundadores moravam aqui na zona oeste, ter a sede na Avenida Professor Alfonso Bovero foi conveniente e prático.
Carlos Zimbher, músico e tesoureiro da Cooperativa conta: “Desde a fundação, só associamos quem realmente é do meio musical. Todos aqui trabalham e conhecem o meio musical. São cantores, instrumentistas, maestros, produtores musicais, arranjadores e outros profissionais”. Atualmente, são cerca de 1.300 cooperados. Com os serviços prestados pela cooperativa, os profissionais podem se dedicar às suas atividades e fugir dos atravessadores.
Zimbher, que já presidiu a cooperativa, garante não ser fácil atender às todas as demandas, mas como todos participam “dos ônus e dos bônus, a gente acaba encontrando um caminho para atender à maioria”. A criação de um selo próprio (Cooperativa) em 2007 é uma das conquistas que foi possível através deste sistema. A cooperativa cobra um valor menor em comparação aos meios convencionais. Todo o catálogo do selo está disponível no site da cooperativa.
Há uma grande variedade de estilos. Grupos como o Quaternaglia, o Grupo Tiquequê, Quarteto Sonoro, Bicho de Pé, Manu Maltez, Garimpo e outros fazem parte da cooperativa.
A diretoria executiva é toda formada por músicos. “É preciso ser músico para entender quais são as necessidades do músico”. Recentemente, a Cooperativa passou a também fazer o agenciamento dos seus associados. “A ideia é formar uma rede de produtores musicais e quem ganha com isso é o músico”.
Em 2006, criaram o Prêmio Ney Mesquita em apoio a projetos musicais de cooperados e de grupos cooperados. Promovem shows e eventos para comemorar o aniversário da cooperativa em espaços como o Auditório Ibirapuera. Uma curadoria é criada para fazer a programação, já que a maioria dos associados quer participar e mostrar seu trabalho para os colegas.

Cooperativa de Música de São Paulo
Avenida Prof. Alfonso Bovero, 613
Telefone 3853-7170
www.cooperativademusica.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorMomentos de|descontração
Próximo artigoAniversário

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA