Tem folia na Lapa

0
1809

Kelly Monteiro
Quando chega fevereiro muita gente se lembra dos bons e velhos carnavais: aqueles bailes no salão do clube ou os blocos que saiam pelas ruas. Era tanto riso, tanta alegria, “mais de mil palhaços no salão”¹ e Arlequins que choravam pelo amor de Colombinas, mesmo no meio da multidão.
Para matar as saudades, a região ganhou um presente: o Baile dos Mascarados, no dia 9 de fevereiro, sexta-feira, das 22 às 4h, no Espaço Armazém, Vila Leopoldina. A parceria entre a Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo, do Consab’s e do Jornal da Gente, visa reeditar os bailes de Carnaval, com direito a confete e serpentina.
Os foliões poderão se divertir em um ambiente saudável, ao som de marchinhas tocadas por uma orquestra que reúne músicos da época dos bailes do salão Carlos Gomes, da rua Doze de Outubro. Para entrar ainda mais no clima da festa, o ideal é escolher uma fantasia, mas quem preferir poderá usar trajes sofisticados ou roupas confortáveis. Só não vale esquecer da máscara: leve a sua ou use as que serão distribuídas na entrada da festa.
Onde também haverá bailes de Carnaval é no Anhanguera Nikkei Clube. Em atividade desde 1965, este clube é um dos mais antigos da Lapa, e desde 1969 realiza um Carnaval bem familiar. “O Nikkei nasceu da união de pais e filhos de japoneses. Investimos em esporte e na parte social, e assim nasceram os bailes de Carnaval, que naquela época era voltado para a brincadeira de salão”, lembra Jiro Iasaka, sócio-fundador do clube.
Este ano, o Nikkei realizará dois bailes: o Grito e a Ressaca, que acontecem nos dias 10 e 24 de fevereiro, respectivamente. “Temos estrutura para garantir a integridade física das pessoas, acima de 16 anos. Os pais podem deixar seus filhos aqui tranqüilamente. Não fazemos mais matinês, mas somos muito cobrados por isso porque a criançada de seis, sete anos quer ter o espaço deles”, diz Jiro. O Grito e a Ressaca, animados pela Banda 2000, são abertos ao público e não somente para associados.
E a folia no bairro não pára por aí. No dia 10 de fevereiro, depois do Baile dos Mascarados e do Grito no Nikkei, resgatando a brincadeira de rua alegre e saudável do Carnaval, saem pela Lapa os blocos “A Lapa Somos Nóis” e “Cainalapa”.
Depois de muitos anos participando da Pholia, desfile que reúne blocos carnavalescos de varias regiões de São Paulo e que em 2006 aconteceu no Memorial da América Latina, os fundadores do “A Lapa Somos Nóis”, Décio Ferreira e José Benedito Boneli Morelli, decidiram fazer o desfile no bairro mesmo, apoiados pela Subprefeitura da Lapa, que participará do evento. “Estou vendo um contentamento geral das pessoas por fazermos o desfile na Lapa. Será um pré-carnaval como os carnavais de antigamente, em que as pessoas iam para as ruas, levavam um bumbo e faziam a festa”, diz Décio. Desde que foi criado, em 2001, o bloco desfila cantando sambas-enredo que fizeram sucesso no Carnaval de São Paulo. Segundo Boneli, sambas como “Nóis falando da Lapa”, do Império Lapeano, e “São Paulo. Seu povo, sua gente”, da Sociedade Rosas de Ouro serão relembrados no desfile deste ano.
Outro bloco que sairá pelas ruas da Lapa é o “Cainalapa”. Criado por um grupo de amigos, todos moradores do bairro e apaixonados por Carnaval, a idéia foi trazer um pouco do que era a folia de Momo. “Nossa intenção maior é fazer com que as pessoas e mesmo a Subprefeitura se interessem pelo nosso movimento e resgatem os carnavais de rua que fizeram tantas pessoas felizes”, conta Vera Regina Abdalla, uma das organizadoras do bloco. Ela diz que o Cainalapa fez tanto sucesso no ano passado, que todos ficaram motivados em sair novamente em 2007. “Passávamos pelas ruas e as pessoas nos acompanhavam; velhinhos saíram de um asilo, foram para rua e dançaram. Este é o espírito do Carnaval e os blocos da Lapa têm que desfilar na Lapa”, acrescenta.
Se depender do Baile dos Mascarados, do Anhanguera Nikkei Clube e dos blocos “A Lapa Somos Nóis” e “Cainalapa” o que não vai faltar é folia no bairro. Divirta-se, afinal é Carnaval!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA