Teatro para a Terceira Idade

0
1552

Estão abertas as inscrições para a próxima edição da Oficina de Teatro para Terceira Idade ministrada pela equipe do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, coordenado pelo ator e pesquisador Cauê Mattos. A última edição, realizada no primeiro semestre, teve grande procura e resultou em um trabalho diferente e criativo, o que levou a equipe responsável a oferecer uma nova turma em agosto.
“Tudo começou por causa do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e a Estação Ciência participa, há quatro anos, deste projeto. Inicialmente, participamos com visitas monitoradas, com apresentações de teatro, também projetos de iniciação científica, com o Mão na Massa, desenvolvido para estudantes e adaptado para a Terceira Idade, e ainda o Projeto Clicar que oferece cursos de informática para este público”, explica Cauê. Segundo ele, as pessoas assistiam às peças de teatro e ficavam curiosas sobre como se faz um espetáculo. “Elas questionavam se haveria algum curso, alguma atividade de que pudessem participar. Isso foi gerando uma idéia de criar um curso específico. E por outro lado, na Estação Ciência, há o Núcleo de Artes Cênicas que pesquisa a interação entre arte, ciência e tecnologia. Por que não voltar as pesquisas ao público da Terceira Idade, não apenas visando resultados, mas à aplicação dos conhecimentos. E ainda o interesse da Estação de ter este público dentro das suas instalações. Sabemos que eles precisam de atividades para sair de casa, etc”.
O foco da Oficina é reunir as pessoas da Terceira Idade em uma vivência teatral não só como algo eventual, mas imbuída de memórias para que depois isso aconteça fora da Estação. “Estamos trabalhando com um público que desconhece a linguagem teatral, por isso há também a aplicação das técnicas. Trabalhamos jogos, improvisações, abrimos nosso espaço técnico para que eles conhecessem o que é uma mesa de luz e de som, trabalhamos o corpo e a interpretação”, conta Cauê.
A Oficina de Teatro é voltada para pessoas com mais de 60 anos e é gratuita. São 20 vagas e os encontros acontecem as quartas-feiras, das 14 às 17h, de 8 de agosto a 28 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone ou por e-mail.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA