Preparados para o palco

0
1500

A Bela e a Fera, Chicago, O Fantasma da Ópera e, agora, My Fair Lady. São Paulo vive mesmo a onda dos musicais. As mais belas montagens fazem sucesso na cidade e estimulam os atores a descobrir os novos rumos da profissão. Tanto que o Senac Lapa abriu, há cerca de um ano, o curso “Musical para Teatro”, que tem como objetivo suprir a demanda por profissionais para o mercado de trabalho.
“O que diferencia um ator de teatro convencional e de teatro musical e ópera são as técnicas desenvolvidas”, explica Mariza Porto, docente de interpretação e coordenadora do curso de Artes Cênicas do Senac. Segundo ela, assim como na ópera, no teatro musical o ator tem que saber cantar interpretando. “Embora sejam técnicas bem parecidas, elas são diferentes quanto à colocação de voz e deslocamento cênico. Na ópera o ator simplesmente canta a história. No musical para teatro é mais interpretação teatral, embora também seja cantado”.
O curso Musical para Teatro tem sido bastante procurado, segundo Mariza, principalmente quando coincide com a estréia de novos musicais. Muitos atores querem se preparar para participar dos testes, já que o mercado anda bastante concorrido. “São cerca de 800 mil atores para concorrer a dez, vinte vagas”, observa.
Vencendo etapas
Mariza lembra que o curso é livre, destinado a atores profissionais ou pessoas que já têm no mínimo experiência em teatro. Técnicas de interpretação, canto e dança serão trabalhadas e, antes, os candidatos precisam passar por um teste de aptidão. “São três etapas bem simples. Há teste de canto e o candidato não precisa ser um exímio cantor, até porque ele vem para aprender. Mas é preciso ter acuidade auditiva, facilidade para pegar a afinação das notas musicais”. Quem não tiver esta aptidão é encaminhado para a Oficina de Canto, outro curso livre destinado àqueles que nunca cantaram, mas que têm vontade de experimentar.
Além do teste de canto, o ator faz também teste de dança e de interpretação. “Queremos saber se o aluno tem habilidade para fazer uma seqüência de passos de dança. Embora pareça simples, é preciso ter lateralidade e desenvolvimento. E em interpretação ele precisa saber improvisar uma pequena história cantada. São testes simples, porém determinantes para que a turma fique homogênea”, acrescenta a coordenadora.
Os interessados em participar do curso Musical para Atores podem deixar seus dados no site do Senac Lapa. As turmas estão sendo montadas e a previsão é que o curso seja realizado no segundo semestre. Já a Oficina de Canto acontece de 19 de maio a 11 de agosto. As inscrições estão abertas e há apenas 30 vagas. O valor é R$ 378, que pode ser parcelado em três vezes.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA