Para cuidar dos alimentos

0
1198

Quem vai abrir ou já possui um estabelecimento onde seja servido algum tipo de comida, como bar, restaurante ou lanchonete, precisa tomar alguns cuidados importantes quanto ao manuseio dos alimentos. E a melhor maneira de lidar com frutas, carnes, legumes e verduras pode ser aprendida em escolas como a Worktek – Formação Profissional, na Lapa, que oferece o curso de “Higiene de alimentos e segurança alimentar”.
O objetivo deste curso é fazer com que os profissionais que lidam com alimentações coletivas conheçam as normas de boas práticas que visam assegurar a produção de alimentos com garantia da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, proporcionando satisfação e segurança ao consumidor. A higiene de alimentos diz respeito à forma de manipular alimentos quanto ao uso de técnicas, produtos e equipamentos específicos.
Já a segurança alimentar é um conceito abrangente dentro do qual está incluído o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes tomadas por manipuladores de alimentos a fim de levar ao consumidor produtos que não sejam danosos à sua saúde.
Segundo o diretor da Worktek, Luiz Henrique Mello, existem normas específicas para quem lida com alimentos. “Estas pessoas precisam ser certificadas, seja para trabalhar numa lanchonete ou na feira. E a maior parte das pessoas não tem essa certificação. Existe uma série de requisitos em relação á limpeza, as mãos, unhas, aos cabelos, por exemplo”, diz.
Outro cuidado importante também ensinado no curso é com a temperatura ideal para se conservar alimentos servidos por quilo. “Os alimentos precisam ser conservados em determinada temperatura para não prejudicar a saúde das pessoas que os consumirem”. Ele lembra que a vigilância sanitária costuma fiscalizar e que se houver um funcionário que não segue as normas de higiene, o proprietário é quem será multado. Ou seja, “o prejuízo é muito maior do que o investimento feito no curso”.
O curso “Higiene de alimentos e segurança alimentar” tem duração de 20 horas e a conclusão depende da disponibilidade do aluno. As inscrições estão abertas.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA