Pais de olho nos filhos

0
1640

Pais que moram longe dos filhos ou têm vida profissional atribulada podem matar as saudades pela internet. Por meio desta tecnologia é possível assistir, em tempo real, às atividades das crianças durante o período em que estão na escola. A Espaço Aprender, escola de educação infantil, tem cerca de dez câmeras que funcionam 24h por dia.
A coordenadora da escolinha, Eliana Cristina Souza, conta que desde que a escola abriu, em 2004, sentiu a necessidade de atender às dúvidas dos pais em relação ao comportamento dos filhos. Recentemente instalou o sistema para tranqüilizá-los. Eles podem monitorar os pequenos enquanto estão no parque, no refeitório ou dentro da sala de aula. A coordenadora acrescenta que o sistema de câmeras tem ajudado, inclusive, nos relacionamentos entre pais e filhos. “Há uma curiosidade em saber como as crianças se comportam fora do ambiente doméstico. Além disso, ao acessar as imagens fica mais fácil dialogar sobre como foi o dia na escola, por exemplo”.

Software

Eliana explica que todos os pais que matriculam seus filhos recebem da escola, gratuitamente, o programa, com senha, para ser instalado no computador. A partir daí as câmeras transmitem ininterruptamente, todos os dias da semana, tudo o que acontece dentro do Espaço Aprender. “É também uma questão de segurança. Todas as imagens são gravadas e armazenadas em um computador fora da escola por um período determinado”, observa, acrescentando: “Não escondemos nada dos pais. Nossas atividades continuam as mesmas e eles estão muito satisfeitos e confiantes no trabalho e transparência dos professores. Até esquecemos que existem câmeras”.
O principal objetivo da escola continua sendo uma “educação para a vida”, desenvolvendo o potencial criativo desde a primeira infância, respeitando a individualidade e a liberdade da criança. Enquanto isso, os pais espiam à vontade.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA