O remédio é prevenir

0
1191

A base da saúde é a prevenção, mas só nos damos conta das doenças quando elas se instalam. Por isso a medicina chinesa é tão procurada hoje em dia: ela é capaz de detectar o comportamento dos meridianos de energia (linhas imaginárias que ligam diferentes pontos do corpo) e com isso fazer uma avaliação do paciente. E mesmo os milenares conhecimentos orientais estão sujeitos a novidades, como a acupuntura digital: um aparelho chamado Meridian, parecido com uma caneta ligada a um computador, que mede a energia dos meridianos e facilita o diagnóstico.
Quem explica é Sócrates Carvalho dos Santos, fisioterapeuta e acupunturista: “O recurso de eletroacupuntura é uma tecnologia alemã que existe há muitos anos, mas a chegada dos equipamentos é recente, até porque a acupuntura se tornou mais reconhecida por aqui. Este equipamento é um recurso de avaliação dos meridianos de acupuntura. Ele ajuda a observar a vitalidade dos órgãos e tecidos, possibilitando detectar indícios de doenças em fazes iniciais”.
Sócrates começa a leitura dos meridianos pelas mãos e depois os pés. Ele coloca a “caneta” em pontos conhecidos dos meridianos e por cinco segundos mede a energia. Na tela do computador aparece uma linha identificando se há pouca ou excesso de energia, ou se o órgão está em equilíbrio. Essas informações são utilizadas posteriormente por um médico ou acupunturista. “Tanto a deficiência quanto o excesso de energia podem levar a uma doença”, diz Sócrates. Os excessos correspondem a fases inflamatórias e as deficiências, a processos degenerativos.
O equipamento faz o mapeamento de todos os meridianos, selecionando apenas um ponto e observando o comportamento dele. “Qualquer alteração pode se correlacionar a alguns sintomas do paciente”, explica Sócrates. As variações sugerem a existência e a predisposição da pessoa em ter doenças como gastrites, tendinites, obesidade, hipotireoidismo, artroses. Para se ter uma idéia da importância da prevenção, desde que o meridiano apresenta um desequilíbrio até o aparecimento do diabetes, por exemplo, passam-se cinco anos!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA