O game das crianças

0
1102

Atualmente existe uma consciência grande dos benefícios do esporte principalmente para crianças. Quanto antes se aprende melhor se fica. O tênis é um bom exemplo disso. É um esporte que exige muita disciplina e um bom treinamento. Acreditando nesses bons princípios, a Vezzani Escola de Tênis tem o Projeto Vezzaninho, voltado só para crianças.
Com grupos de três a seis crianças, os professores utilizam uma metodologia mais global, proposta pela International Tennis Federation, que respeita as fases do desenvolvimento físico dos pequenos. Segundo o professor Renato Colaço, mais conhecido como Xuxa, uma criança ativa – que corre, chuta, pula e, portanto, tem boa coordenação – pode começar as aulas com 6/7 anos de idade.
O tênis também é um esporte que exige muita disciplina. Se uma criança é indisciplinada em casa, o tênis ajuda muito a melhorar esse comportamento. “Como nossas aulas são em grupo, elas aprendem a ter respeito mútuo”.
Quem fica preocupado com problemas físicos que podem acontecer com a iniciação das crianças no esporte pode ficar tranqüilo. Xuxa explica que “toda atividade física é importante para o desenvolvimento corporal, porém a especialização precoce num só esporte ocasiona lesões físicas, estresse e desgaste psicológico”. A diferença bilateral (quem é destro desenvolve mais o lado direito que o esquerdo e vice-versa) acontece mais quando existe essa especialização precoce. Na Vezzani eles ensinam através de resolução de problemas e não só com repetições. Isso causa um desenvolvimento global dos pequenos como um todo, bem ao modo da metodologia construtivista.
A maior novidade da escola para este ano é o Expresso Vezzaninho, uma perua que vai buscar e levar as crianças em casa. “A maioria dos pais trabalha e não tem quem traga as crianças”, afirma Xuxa. O serviço estará disponível apenas às terças e quintas, mas o objetivo é chegar a todos os dias da semana. Na parte da manhã, a perua pega às 9 horas e volta para casa às 11 e à tarde será às 15 e volta às 17. Os maiores beneficiados serão os bairros próximos da escola, na Leopoldina, Hamburguesa, Alto da Lapa, uma parte de Pinheiros e do Parque Villa Lobos.
A escola tem muitos alunos de 6 a 12 anos, sendo que na parte da manhã vem o pessoal mais novo e à tarde é a turma de 10/12 anos, e a noite é praticamente dos adultos.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA