O bloco da resistência!

0
1442

O carnaval é uma festa popular e hoje em dia o número de blocos de rua é pequeno. No dia 25 de janeiro, que coincidiu com o aniversário de 454 anos de São Paulo, o bloco “A Lapa Somos Nóis!” fechou o quarteirão da Rua Faustolo, entre a Crasso até a Duílio, para resgatar e mostrar o verdadeiro carnaval popular com a mesma a alegria dos carnavais de antigamente.
Décio Ferreira, morador da Lapa de Baixo é o responsável pelo bloco “A Lapa somos Nóis!” desde 2000 e que costuma desfilar no sábado anterior ao carnaval. Este ano, por conta do aniversário de São Paulo, o desfile foi antecipado para sexta, dia 25 de janeiro. “A proposta é brincar o carnaval de rua sem formalidades”, afirma Décio, que também é presidente da velha guarda da Escola de Samba Unidos do Peruche e participa de todos os carnavais desde os 10 anos. “E o desfile foi como deve ser: com muita alegria e descontração”, complementa.
O evento começou ao meio-dia do dia 25 com a apresentação dos Chorões de Pirituba, que tocaram Carinhoso e marchinhas de outros carnavais. A seguir a orquestra Sanfônica de São Paulo e seus sanfoneiros tocaram o “Parabéns” à cidade, na hora do bolo.
O clima pegou fogo quando a batuta do Mestre Batata comandou os 50 ritmistas. As mulatas e passistas das escolas de samba Águia de Ouro e Unidos do Peruche também mostraram que têm samba no pé. Diva Pavesi foi convidada para ser a porta-estandarte do bloco e disse que “considerava uma honra e um privilégio ser convidada para participar e desfilar no bloco”. Diva, que mora em Paris há 22 anos, trabalha na Academie Arts-Sciences-Lettres, entidade francesa que defende a cultura brasileira. Ela foi campeã como porta-bandeira da Águia de Ouro em 1975 e bicampeã da Rosas de Ouro em 1976 e 1986.
Entre outros sambistas presentes ao evento, destaque para Duda, a Embaixatriz do Samba 2008, e Carlão, da Velha Guarda da Peruche, que afirmou: “hoje as escolas estão confinadas no Anhembi e os blocos de rua resgatam o verdadeiro carnaval”. No ano que vem, tem mais!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA