Fazendo o bem

1
2466

Em tempos de muita carência não somente material como espiritual, existe na Lapa uma entidade voltada a ajudar ao próximo gratuitamente. Trata-se da ONG Artescola fundada em 2002 que tem por presidente Marcos Duller.
A Artescola promove cursos profissionalizantes que atendem a cerca de 150 pessoas por mês. Para participar, os interessados precisam ter o primeiro grau completo (ou primário) e idade entre 14 e 50 anos. Todos os cursos são gratuitos e ministrados por professores voluntários.
O curso de informática é o mais procurado, e dura um ano. Nele, os alunos aprendem a montar um computador, fazer a instalação de periféricos e manutenção aos PCs. O curso de cabeleireiro dura seis meses e o de manicure um mês e meio. O de empregada doméstica, um mês. Nele, a candidata recebe noções de cozinha trivial, de como receber e servir uma mesa e outras tarefas pertinentes à função. A ONG encaminha as alunas ao emprego de acordo com as vagas existentes. A cada três meses, a ONG se reune com a empregadora e a empregada para avaliar e solucionar possíveis pendências entre elas.
A Artescola é mantida por empresas e voluntários e não depende de ajuda governamental. Seus principais colaboradores são ligados ao Núcleo Espírita Dr. Alberto Salvador, entidade espírita com 25 anos de existência na Lapa.
Além dos cursos, a Artescola, distribui cestas básicas a famílias carentes. Voluntários da entidade visitam as famílias e levantam as suas necessidades (documentos, emprego, atendimento médico). Encaminha para emprego ou para os seus cursos profissionalizantes ou de entidade parceiras. No mês de outubro, em parceria com a Escola de Samba Rosas de Ouro promovem o Dia das Crianças. Em 2007, o evento reuniu mais de cinco mil crianças de comunidades atendidas pela entidade e pela escola de samba.
Fazem distribuição de remédios, que são entregues mediante receita médica e análise feita por uma médica voluntária. Fornecem óculos de grau e aparelhos auditivos às pessoas carentes. A entidade aceita doações de remédios com validade e armações de óculos usados.
O atendimento aos interessados acontece às terças, quartas e quintas-feiras, das 14 às 18 horas na Rua Clélia, 1365, Lapa.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

1 COMENTÁRIO

  1. Olá! Tenho 5 armações de óculos usadas mas em bom estado e gostaria de estar doando. Estou na Freguesia do Ó em São Paulo, como posso fazer esta doação?

    att.
    Renata

DEIXE UMA RESPOSTA