Ensinando com arte

0
1355

Maria Ivonia é uma artista autodidata e realiza trabalhos em óleo sobre tela no estilo acadêmico, o que lhe valeu inúmeros prêmios em importantes exposições nacionais e internacionais que participou. Suas telas retratam cenas rurais e urbanas com sensibilidade e romantismo. Ela não tem técnica, nunca freqüentou nenhuma escola e nunca viu ninguém pintar, mas pinta de maneira ímpar e há 30 anos dá aulas. Segundo ela, “mesmo quem não sabe desenhar tem muita chance de pintar”. Mas, para isso, é preciso duas coisas: boa vontade e paciência.
“Não ensino desenho, isso é ensinado na hora, e as pessoas não querem desenhar, querem pintar, mas pintando elas vão adquirindo seu próprio estilo e vão melhorando”, garante Maria Ivonia, que ensina os principais riscos e dali o aluno desenvolve a pintura. Pode fazer o risco em casa ou na aula e desenvolver a pintura com ela. “Costumo dizer a elas que eu as ensino a enxergar: se tem uma coisa estranha, eu indico o que pode melhorar, e deixo a pessoa livre para pintar o que quiser”, diz ela.
Em três meses a pessoa já está pintando sozinha e daí para frente é sempre aperfeiçoar, de quadro para quadro. Ivonia recebe alunos de belas-artes, por exemplo, que costumam ficar limitados a várias técnicas, mas não podem se desenvolver livremente. Também pessoas que buscam a pintura como terapia ou gente que quer se aperfeiçoar. “A turma da noite, que vem direto do trabalho, costuma se juntar e lanchar junta, pintando”, conta ela.
O curso tem aulas uma vez por semana, com três horas de duração, mas quem quiser, pode fazer mais aulas. “Isso é recomendado pelos médicos, pois é uma terapia”, diz Ivonia. Para quem estiver pensando no investimento, um kit básico, com telas, pincéis e tintas, custa em torno de R$200, “e no começo não precisa comprar todas as cores, o ideal é misturar e fazer suas próprias cores”, enfatiza a professora.
Ivonia diz que “tem gente que vem para conversar, para fazer terapia, até para descansar, além de pintar”. E ela também é feliz fazendo isso: “Minha vida é essa”, conclui.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA