Bons e gratuitos

0
1253

Kelly Monteiro
Se você quer se profissionalizar ou apenas aprimorar seus dotes artísticos participando de workshops de artesanato, mas o dinheiro anda curto, que tal aproveitar os cursos gratuitos em várias escolas e ateliês da região?
Uma boa dica são os cursos de Aprendizagem Industrial e os cursos técnicos do Senai “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina. Na área de Aprendizagem Industrial as opções são cursos de Mecânica de Automóveis, Mecânica de Usinagem, Eletricista de Manutenção e Caldeireiro. “Estes cursos foram desenvolvidos para atender indústrias e empresas contribuintes do Senai. Elas indicam os candidatos e caso sobrem vagas, estas são oferecidas à comunidade”, explica José Heroíno de Sousa, coordenador técnico do Senai – Vila Leopoldina.
Os cursos de Aprendizagem Industrial são estruturados especialmente para jovens que tenham concluído o Ensino Fundamental. Para ingressar, devem prestar exame de seleção e ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos, para o candidato indicado por empresa ou indústria contribuinte. O candidato da comunidade também deve ter 14 anos para iniciar o curso e completá-lo antes dos 18 anos.
O Senai ainda oferece dois cursos gratuitos para quem já concluiu o Ensino Médio: Técnico de Manutenção de Equipamentos Odonto-médico-hospitar e Técnico de Automação Industrial. A educação profissional de nível técnico tem organização curricular própria e independente do ensino médio. “Após concluir o curso e o um estágio supervisionado de 400 horas, o aluno está habilitado a trabalhar e recebe diploma”, observa José Heroíno.
Artesanato
Já quem prefere cursos de artesanato, que também podem se tornar uma profissão, deve aproveitar os cursos oferecidos pela Santha Rosa – Estação das Artes. Segundo a proprietária Regina Castro, os workshops são frutos de parcerias com empresas que fornecem matéria-prima para a loja. “As aulas são gratuitas e o único gasto do aluno é com o material que irá utilizar”. Serão workshops de várias técnicas de artesanato, como mosaico, decoupage, falso mosaico, pintura em tela e apliques. As datas e horários devem ser confirmados na própria Santha Rosa.
O Casarão das Artes também oferece cursos gratuitos para a comunidade. “Temos artesanato em madeira utilizando técnicas como pátina e decoupage, além de mosaico e pintura em cerâmica. Basta o aluno comprar o material aqui que poderá participar dos cursos”, explica o proprietário Leandro Cardoso da Silva. Há vários horários: terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 ou das 14 às 17h. Aos sábados, das 9h30 às 12h30. Aproveite as chances!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA