Benefícios do Método Rolfing

0
1696

Nosso corpo está exposto à situações inadequadas frequentemente. A gravidade atua sobre o corpo humano e ao mantermos uma postura incorreta, contribuímos para que ele fique ainda mais desalinhado. Isso gera tensões crônicas, mau funcionamento, desconforto físico e até emocional. Para tratar esses males, entra em ação o Método Rolfing de Integração Estrutural.
O Rolfing é um sistema de reestruturação corporal e educação do movimento criado pela cientista e bioquímica norte-americana Ida P. Rolf. Com as mãos, o rolfista vai liberando segmentos corporais (como pernas, quadris, tórax e cabeça) de seus habituais padrões de tensão. Assim, cada segmento é realinhado e reintegrado à gravidade, ou seja, o corpo não precisa mais “lutar” contra a gravidade. Depois de uma sessão de Rolfing, os movimentos do corpo se tornam mais fáceis, as funções vitais mais eficazes e o indivíduo ganha uma nova dimensão. “Às vezes, um músculo ou um tendão não estão em uma posição correta devido à má postura. Através do Rolfing vamos colocando em uma posição mais funcional. Isso faz com que a pessoa gaste menos energia, tenha uma sensação de bem-estar, e isso repercute no estado emocional, inclusive nas relações com os outros”, explica a Dra. Lucila Freitas, rolfista avançada e de movimento que também é médica, ligada a Associação Brasileira de Rolfing (ABR). Ela observa ainda que os benefícios emocionais acontecem porque, na medida em que um corpo funciona bem, não está gastando energia para fazer o que deve ser natural, a pessoa tem uma sensação de bem-estar. “Tudo está ligado. O corpo humano não é só uma coleção de partes. Existe um padrão de ordem de partes que trabalham juntas”.
O Rolfing é indicado para pessoas de todas as idades, e segundo a especialista, não tem contra-indicação. O Rolfing, acrescenta Dra. Lucila, é recomendado para solucionar desconfortos musculares, dores nas costas, mobilidade prejudicada e dificuldades originadas de tensões internas. “Também é eficaz para quem tem algum trauma físico, para pessoas que se submetem a estados de tensão e estresse no dia a dia, para aquelas que desejam melhorar o seu desempenho esportivo, e para os que procuram evolução e conhecimento”, diz.
O tratamento com o Método Rolfing tem começo, meio e fim e são indicadas no mínimo dez sessões, uma vez por semana, com duração de no mínimo uma hora, para que o problema seja solucionado. A Dra. Lucila atende na Vila Anglo-Brasileira. Basta ligar e agendar seu horário.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA