Benefícios das lentes

0
1447

As lentes de contato são um recurso para quem não se adapta ou não deseja usar óculos. Indicadas para corrigir problemas da visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo, é preciso ter cuidado quanto ao seu uso, pois um descuido mínimo pode acarretar sérios danos aos olhos.
Gelatinosas ou rígidas, as lentes são feitas com diferentes composições e métodos de fabricação, o que lhes imprime características específicas. Nem todo mundo pode usar lentes de contato. Somente a partir de testes minuciosos é que será determinado se a pessoa pode usá-la, o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente para cada caso. As lentes de contato são um corpo estranho dentro do olho, podendo causar danos na visão como edema, úlcera, infecção, neovascularização e deformidades na córnea. Outra patologia causada pelo mau uso das lentes gelatinosas é a conjuntivite papilar.
“Antes de usar lente é preciso medir a quantidade de secreção lacrimal basal, produzida enquanto o olho está em repouso, para saber se sustentará a lente. Se houver atrito, espessura da córnea poderá diminuir, por exemplo. O usuário terá um problema patológico por má adaptação”, explica o técnico em óptica, Sergey R. Cusato Júnior (Member International Association Of Contact Lens Educator), da Óptica Tradicional.
Formado pelo Senac, especialista em visão subnormal e lentes de contato, Sergey diz que as lentes rígidas são mais fáceis de serem adaptadas, pois se o usuário não seguir corretamente as indicações, poderá ter um edema no olho e será obrigado a retirar a lente imediatamente. Ao usar a gelatinosa, ele demorará mais para sentir o edema, que pode se tornar uma úlcera. O técnico em óptica fabrica lentes de contato e para óculos, adaptando-as a cada necessidade. Para isso, precisa conhecer bem a anatomia ocular do ser humano, entre outras habilidades.
Sergey chama a atenção também para o tempo de vida de uma lente de contato. “As pessoas estão comprando lentes como se fossem simples acessórios. Elas são usadas para corrigir hipermetropia, miopia e astigmatismo. As coloridas, só hipermetropia e miopia. E existem as coloridas cosméticas. Mas todas têm que ser usadas sob rigoroso controle, respeitando sempre o tempo de uso de cada uma”.
Um exemplo disso são as lentes apropriadas para dormir. Sergey explica que elas são feitas de silicone hidrogel e podem ficar nos olhos durante 15 dias. “Não são recomendadas para olhos que têm pouca secreção”.
Quanto à assepsia, nada de usar soro fisiológico ou mesmo saliva. O soro fisiológico é um meio de cultura, constituído de açúcar, sal e água. Ou seja, é propício para a proliferação de bactérias. Sergey recomenda que se limpe as lentes com produtos especiais para esta finalidade.
Os pais também devem ficar atentos já que as lentes de contato coloridas estão na moda, principalmente entre as meninas de 14 a 18 anos. Para comprar uma lente, menores de idade devem estar com os pais ou responsáveis e é indispensável a recomendação de um especialista. Vale acrescentar que a idade não é um fator de contra-indicação para o uso de lentes de contato. O importante é a responsabilidade do usuário e a avaliação de um profissional específico para que não haja complicações.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA