Amamentação saudável

0
2538

A mídia, em particular as revistas e a televisão, vem, há muito tempo, impondo padrões de beleza pelo mundo afora. Por conta disso, o sonho de muitas mulheres é aumentar os seios e se tornar exuberante, sensual, feliz e com a auto-estima elevada. O desenvolvimento da medicina tornou esse sonho acessível por conta de novos materiais utilizados. O aumento de informação e a facilidade de pagamento fizeram a cirurgia se tornar popular.
Se você se acha nessa situação mas tem dúvidas, principalmente quanto à amamentação, fomos conversar com a Dra. Matilde Iacobucci, ginecologista e obstetra formada há 26 anos pela PUC de Sorocaba e atendendo na Lapa há 20 anos. “A técnica utilizada hoje não compromete a glândula mamária”, garante ela. A médica explica que “a prótese é colocada por baixo da glândula mamária e a incisão na pele pode ser em vários locais: na auréola, na axila ou no sulco inframamário. Nesse processo, a glândula mamária fica intacta, o que não compromete a amamentação”. Também não atrapalha o acompanhamento médico preventivo para câncer de mama.
Outra preocupação é com o material utilizado na prótese de mama, mas a doutora diz que esse material não é cancerígeno, nem faz mal a saúde. “O material usado na prótese tem sido inovado, com duração muito maior, de no mínimo dez anos, e quando acontece uma ruptura da cápsula, o que é raro, o silicone está mais espesso e fica próximo a cápsula, sendo fácil a sua retirada”, explica a Dra. Matilde.
Quando se faz a correção plástica, com prótese ou não, é necessário fazer a retirada do excesso de pele, para dar firmeza e bom posicionamento à mama. Ela explica melhor: “Esse processo ocorre só na pele e não na glândula mamária. Quando se corta o bico do peito para mudar de local, também se toma cuidado de não cortar os ductos mamários, para preservar a amamentação. Muitas amamentaram satisfatoriamente com correção ou prótese mamária”.
A médica, que faz uma média de 120 partos por ano, observa que “quando minha paciente faz uma correção plástica, percebo que é por ‘ela’ que ela faz e não para agradar o outro, o que acaba acontecendo”.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA