Criando empreendedores

0
1135

Os Mensageiros da Esperança é uma organização não-governamental que promove cursos de formação para jovens e mulheres. Ela pretende transformar esses alunos em empreendedores e independentes.

A criadora do Mensageiros da Esperança é Verônica Machado. Conta que sempre fez trabalho voluntário em comunidades da Brasilândia onde nasceu e vive. Porém, em 1998, o irmão Tiago, aos 14 anos, foi assassinado por outro adolescente por causa de um jogo de futebol. A partir daí, ela decidiu “fazer alguma coisa para ajudar os jovens”. Em outubro de 1998 surgiu a ONG, que segundo Verônica já atendeu mais de 15 mil pessoas diretamente através de cursos, oficinas e workshops.

A primeira sede da ONG foi uma pequena casa na Brasilândia. Devido às más condições do imóvel foi preciso mudar e a ONG veio para a Lapa de Baixo. “Aqui temos mais espaço e podemos atender mais pessoas”, afirma.

Verônica Teixeira, criadora da ONG (foto/Gerson Azevedo)
Verônica Teixeira, criadora da ONG (foto/Gerson Azevedo)
O objetivo dos Mensageiros é “a capacitação profissional de jovens e mulheres para que além de aprender mais, tenham condições de serem independentes financeiramente. Não basta ter um ofício, é preciso acreditar no seu potencial pessoal”, explica Verônica que é a presidente honorária da ONG. A filha Lorraine, recém formada em psicologia, foi eleita presidente pela diretoria da ONG. Verônica é funcionária de uma secretaria de governo mas mantém um contato diário com a Mensageiros. A entrevista foi feita em um sábado, momentos antes do final de um curso de chocolates promovido pela ONG em parceria com a marca Harald.

Os cursos que a ONG oferece são voltados para gastronomia e empreendedorismo. “A Brasilândia, entre os 19 distritos da cidade é o que apresenta maior vulnerabilidade juvenil. E temos muitos alunos de lá”, explica Verônica.

Para se manter, a ONG tem convênios com várias empresas e ajuda de voluntários. “O Instituto Coca-Cola é nossa parceiro desde 2009 e custeia o professor e o equipamento de informática do cursos para jovens de 16 a 25 anos. A cada dois meses, são formados 120 jovens. Eles aprendem TI, matérias socioeducativas, marketing, comunicação, noções de como atuar no mercado profissional e cidadania entre outras habilidades. Muitos deles conseguem se colocar no mercado profissional, ao final do curso”, afirma. Os próximos cursos para os jovens estão agendados para iniciar em fevereiro de 2020 e é gratuito.

Espaço Zen (foto/Gerson Azevedo)
Espaço Zen (foto/Gerson Azevedo)
A estrutura dos Mensageiros da Esperança conta, no térreo com uma cozinha profissional, um salão onde acontece parte dos cursos e oficinas. No andar superior, ficam as salas de aulas e o espaço Zen Mensageiros, onde terapeutas profissionais – massagens, constelação familiar, reflexologia, auricoloterapia atendem ao público em geral “com preços acessíveis para a maioria das pessoas”, garante Verônica. É preciso agendar.

Para gerar recursos para a ONG, são realizados bazares – Dia das Mães e de Natal, além de um brechó que funciona o ano todo. O bufê também atende encomendas de eventos e festas. “Temos um serviço de qualidade por um preço conveniente”. Todos podem colaborar com os Mensageiros através do site benfeitoria.com/transformamensageiros ou como voluntários. (GA)

Os Mensageiros da Esperança, Rua Moxei, 96, Lapa de Baixo, Telefone 3678-7704, facebook.com/ongmensageirosdaesperanca

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA